
A Unidos do Viradouro foi consagrada, nesta quarta-feira (18), campeã do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. Sem contar os descartes, a escola gabaritou todos os critérios e conquistou seu quarto título na elite do samba.
Além do troféu, a agremiação também garante uma fatia expressiva do prêmio milionário distribuído pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Segundo informações do UOL, o quarto título da agremiação saltou de R$ 3,5 milhões para R$ 3,7 milhões devido a parceria da Liesa com o Mercado Pago.
Como funciona a premiação
O valor total arrecadado com a venda de ingressos para arquibancadas, cadeiras de pista e frisas do Desfile das Campeãs ainda será oficialmente divulgado após o encerramento dos desfiles. A premiação contempla financeiramente até a sexta colocada do Grupo Especial.
Pelo regulamento:
10% do montante arrecadado fica com a Liesa, como taxa de administração;
60% do valor total é dividido igualmente entre as seis primeiras colocadas, como ajuda de custo;
Os 40% restantes são fracionados em 40 cotas, distribuídas conforme a colocação final.
Divisão das cotas
A divisão das 40 cotas segue o seguinte critério:
11 cotas para a campeã – Viradouro
8 cotas para a vice-campeã – Beija-Flor de Nilópolis
7 cotas para a 3ª colocada – Unidos de Vila Isabel
6 cotas para a 4ª colocada – Acadêmicos do Salgueiro
5 cotas para a 5ª colocada – Imperatriz Leopoldinense
3 cotas para a 6ª colocada – Estação Primeira de Mangueira

Com o desempenho quase perfeito na Marquês de Sapucaí, a Viradouro não apenas garantiu mais um título para sua galeria, como também assegurou a maior fatia do prêmio financeiro entre as escolas do Grupo Especial.
O valor final a ser distribuído deve ser confirmado pela Liesa após o fechamento oficial da arrecadação do Carnaval 2026.
Diário do Litoral