Esportes

O Ministério Público da Paraíba denunciou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos) por crime de improbidade administrativa por desvio de função.

No sábado (17), durante uma partida de futebol no estádio José Cavalcanti, em Patos, duas ambulâncias, uma do município e outra do SAMU, foram utilizadas para dar suporte durante o jogo. Na ocasião, a partida chegou a ser atrasada em 20 minutos devido a ausência de ambulância do Corpo de Bombeiros.

Por esse motivo, a prefeitura da cidade destinou duas ambulâncias para que a partida não fosse adiada, como consta na súmula assinada pelo arbitro José Ferreira Neto, devido a ausência de uma ambulância nas dependências da praça esportiva, exigência do Estatuto do Torcedor para a realização de uma partida profissional.

O uso do veículo, entretanto configura desvio de finalidade, de acordo com procurador Valberto Lira, coordenador do NUDETOR (Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor). O Estatuto do Torcedor, no seu artigo 16, inciso IV, versa sobre a responsabilidade do organizador do evento, no caso a Federação Paraibana de Futebol, em disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida.

Em ofício remetido no dia de hoje (30) ao promotor José Carlos Patrício, da cidade de Patos, Valberto Lira pede a análise e adoção de medidas cabíveis em relação ao episódio. O magistrado também enviou recomendação aos responsáveis do SAMU, do Corpo de Bombeiros e dos hospitais públicos a se abster do envio de ambulâncias a qualquer estádio de futebol em que se realizem partidas do campeonato estadual.

Entretanto, uma ambulância do SAMU foi usada em um jogo entre Sousa e Campinenense, neste sábado (1°), no estádio Marizão, em Sousa.

Em entrevista ao Voz da Torcida, o secretário de esportes de Patos, José Francisco (Zeca) explicou a situação.

O secretário de turismo e esportes de Patos, José Francisco de Sousa, se defendeu das acusações alegando que os veículos presentes no José Cavalcanti não fariam parte dos destinados para os atendimentos referentes ao enfrentamento da Covid-19.

 

Todas as duas ambulâncias, eram duas que estavam lá, todas duas não fazem parte do atendimento da Covid. O SAMU tem a parte que é do Covid e parte que não é. Tinha uma unidade básica do SAMU e uma unidade avançada do Pronto Atendimento, e nenhuma das duas atende Covid", justificou.

 

Nacional e Atlético-PB se enfrentam neste domingo (2), em Campina Grande, no estádio Amigão, após o estádio José Cavalcanti ter sido reprovado nos laudos de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Compartilhe: