Esportes

Seleção enfrenta a Suíça hoje (28)

Com as ausências de Danilo e Neymar, lesionados, Tite já definiu os substitutos dos jogadores no jogo do Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo, mas não revelou a informação. Em coletiva de imprensa nesse domingo (27), o técnico também elogiou nova geração de atletas brasileiros e se solidarizou com as vítimas da tragédia de Aracruz, no Espírito Santo.

A definição da equipe já foi feita, mas tenho por hábito, de agora (risos), passar na hora do jogo. Em termos estratégicos você consegue fazer algumas mudanças comportamentais ou de características de atletas. O Militão já jogou nessa função, tem característica para tal, e o Dani é um construtor, fora a qualidade técnica e de liderança que tem. Moral da história? Não vou dizer quem vai jogar”, TITE Técnica da Seleção Brasileira

Tanto Neymar quanto Danilo sofreram entorse durante o jogo de estreia contra a Sérvia. Por isso, o atacante e o lateral estão fora da fase de grupos da Copa do Mundo. Segundo o ge, nos últimos treinos, a escalação do Brasil teve Éder Militão e Fred como os novos titulares. Assim, a escalação seria: Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Fred, Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Vini Júnior e Richarlison.

Acredito que o Neymar e o Danilo vão jogar a Copa, eu. Medicamente, clinicamente, não tenho lugar de fala. Mas tenho também as palavras médicas que têm. Continuo fazendo, não só do Neymar, mas do Danilo também, que parecia uma situação mais cômoda, acredito que vamos usar eles na Copa. A conversa tem o pós-jogo, tem até cinco e meia, seis horas da manhã, que ele ficou tratando. Quando o Marquinhos fala aqui, está falando o que aconteceu. Que as pessoas possam tirar as devidas conclusões. A única coisa que fiz: "Vocês dois hoje pro campo, e pode sair daqui, doutor leva eles, porque quero estar com eles dentro de campo para fazer o tratamento quanto possível", revelou Tite.

VALORIZAÇÃO DO GRUPO

A seleção brasileira vive a expectativa de retorno do atacante, principal nome da equipe. Tite explica o valor da confiança no grupo para poder continuar sem os atletas nesta primeira fase da competição.

Pensar fora da casinha, né. Viver o dia a dia, as possibilidades reais de cada um, e saber que existem 26 atletas com condições e importância. Não dá para fugir disso, temos batido muito desta forma. Fui perguntado porquê fui fazer um abraço com a comissão técnica, e talvez isso mostre o quanto o senso de equipe é importante. Quem vivencia o esporte de alto nível sabe, realmente, dar valor a essa condição. Então o conjunto todo é importante.”

O Brasil é dependente de todo grande talento, e o Neymar é um extraordinário talento. Claro que é dependente, mas da preparação dos demais também”, explicou.

NOVA GERAÇÃO

O técnico também avaliou a nova geração de jogadores brasileiros. Elogiou Antony, Vini Jr, Richarlison e mais alguns.

Outros jogadores têm e estão surgindo em uma geração que é impressionante. Têm uma serenidade e calma, daqui a pouco vai aparecer a finta de um lance do Antony, uma assistência do Vini, uma criatividade do Richarlison na hora de finalizar, um cabeceio do Pedro, o Jesus ia fazer o gol no lance do segundo tempo, isso vai aparecer. Eles têm essa capacidade criativa. O Rodrygo corre que parece que tem a bola grudada no pé", detalhou Tite.

SOLIDARIEDADE

O treinador da seleção se solidarizou com as vítimas de Aracruz, no Espírito Santo, mesmo estado do centroavante Richarlison. Um adolescente matou quatro pessoas e feriou outras 13 em ataque a escolas do município.

Não estava sabendo de Aracruz. O esporte proporciona grandes coisas bonitas, principalmente para os mais jovens em termos educacionais. Minha família estava voltando do jogo, e até chegar o metrô, é longe para caramba, e eu tenho dois netos, pesadinhos, transfere um, transfere outro, o Luca pesado para caramba. Nessa troca toda veio um árabe e pediu para ajudar, e pegou... E pegou meu neto e carregou não sei quanto tempo ele. Tem uma foto que é linda, linda. Gostaria de conhecer o árabe, que mostrou um lado de solidariedade que transcende. Claro que viemos para ganhar, sermos campeões, eu sei, eu sei, mas têm coisas que transcendem. Fazer do Mundial um meio de confraternização, um meio de respeito, faz parte. A minha solidariedade e meu apreço”, concluiu.

CONFRONTO

Brasil e Suíça se enfrentam hoje, segunda-feira (28), em jogo da 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O duelo será no Estádio 974, a partir das 13h (de Brasília). 

Diário do Nordeste

Compartilhe: