Após a derrota para o Fortaleza no Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Flamengo para o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, por ter vencido o primeiro jogo por 1 x 0, o tricolor paulista tinha a vantagem do empate para conquistar o título.
No início da partida o Flamengo começou pressionando e logo nos primeiros minutos Pedro perdeu uma grande oportunidade; minutos depois Gerson criou outra chance para o rubro negro chutando na área e forçando Rafael à fazer uma grande defesa, a partir daí o confronto se equilibrou com as duas equipes errando muitos passes; No entanto aos 44 minutos após chute de Pulga e grande defesa de Rafael, Bruno Henrique pegou o rebote abrindo o placar e pulverizando a vantagem do São Paulo, mas cinco minutos depois, após cobrança de escanteio o goleiro do Flamengo desvia e Rodrigo Nestor acertou um belo chute empatando a partida e devolvendo a vantagem ao São Paulo. As equipes foram para o intervalo com um empate de 1 x 1.
Na etapa complementar a equipe carioca voltou a pressionando ainda mais em busca do resultado que lhe daria o título. A partida se transformou em um jogo de ataque contra defesa em virtude do cansaço do São Paulo, que devolvia a bola rapidamente para o Flamengo que finalizava pra fora ou parava no goleiro Rafael.
O tricolor por sua vez buscava ganhar tempo e segurando o resultado de empate que lhe garantiria o título inédito e assim foi.
A partida terminou empatada, com isso o São Paulo conquistou sua primeira Copa do Brasil da história, o único título que lhe faltava. Com a conquista o São Paulo ganha o direito de disputar a Copa de Libertadores 2024, vaga na Super Copa do Brasil que reúne os dois Campeões das competições nacionais, sendo o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil e uma premiação em dinheiro de setenta milhões de reais.
Agora o São Paulo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro onde recebe o Coritiba, quarta-feira(27), às 19:00 em jogo atrasado; Já o Flamengo acumulou a terceira decisão sem título e agora enfrenta o Bahia em jogo da 25ª rodada no sábado (30), às 16:00.
Foto: REUTERS/ Carla Carniel
José Thercio Medeiros