Esportes

Depois de passar cinco anos afastado da 1ª divisão, o Patinho voltou de forma discreta, se manteve pelo meio da tabela e garantiu vaga na elite de 2026

O Campeonato Paraibano Unipê 2025 chegou ao fim para o Esporte de Patos nesta quarta-feira (19) e o torcedor agora está de sorriso de orelha a orelha. Depois de cinco temporadas longe da elite, o Alvirrubro sertanejo fez uma campanha de permanência e se firmou para 2026. A despedida veio com chave de ouro, com direito a goleada por 5 a 0, contra a já rebaixada Picuiense.

No papel, foi realmente uma campanha de permanência. Quando se pega a trajetória do Patinho Terror do Sertão no estadual, se observa que o time venceu quem está na briga na parte de baixo da tabela, como Pombal, Auto Esporte-PB e Picuiense; empatou o clássico contra o seu maior rival, o Nacional de Patos, que ainda luta para não cair; mas acabou perdendo para quem figura na parte de cima da tabela, que são Botafogo-PB, Sousa, Treze, Serra Branca e Campinense.

Confira a campanha do Esporte de Patos

Pombal 0 x 3 Esporte de Patos

Botafogo-PB 3 x a Esporte de Patos

Esporte de Patos 1 x 3 Sousa

Esporte de Patos 2 x 2 Nacional de Patos

Treze 3 x 0 Esporte de Patos

Auto Esporte-PB 2 x 3 Esporte de Patos

Esporte de Patos 0 x 2 Serra Branca

Esporte de Patos 0 x 1 Campinense

Picuiense 5 x 0 Esporte de Patos

E não foi nada fácil. Nesse meio de caminho tiveram verdadeiras batalhas, como a vitória fora de casa contra o Auto-PB, naquele momento em uma briga direta contra o rebaixamento; troca de técnico, com a saída de Danilo Brito e a chegada de Rafael Borges; e até confusão e bate boca entre diretoria, jogadores e torcida, na partida contra o Serra Branca.

Ao fim da goleada contra a Picuiense, o capitão do time, o atacante Pedrinho, falou sobre a campanha e do objetivo alcançado.

— Trabalhamos todos os dias para alcançar nosso objetivo. Foi um campeonato complicado, nós sabemos que o futebol tem suas dificuldades, mas trabalhamos para passar por essas adversidades. Graças a Deus deu tudo certo. Nosso primeiro objetivo era manter o time na 1ª divisão, depois brigar entre os quatro lá em cima, infelizmente não conseguimos, mas eu creio que no ano que vem vamos brigar lá em cima, porque o Pato merece — disse.

Agora, com o alívio da permanência, o Pato entra em recesso, devendo voltar às atividades com as categorias de base para o Paraibano Sub-20, que deve acontecer lá pela metade do ano. Antes disso, a torcida ainda fica de camarote vendo o desenrolar da última rodada, que acontece no próximo sábado e em que, inclusive, o rival do Pato ainda corre risco de rebaixamento.

ge PB

Compartilhe: