Esportes

A lei que reconhece o Treze Futebol Clube como patrimônio da Paraíba foi publicada na edição de hoje (3) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O Treze Futebol Clube, de Campina Grande, passa a ser considerado a partir desta sexta-feira (3) patrimônio histórico, cultural da Paraíba. A lei que reconhece tal título foi publicada na edição de hoje (3) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ela é de autoria do deputado Dr. Romualdo (MDB) e foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).

A lei também traz em seu artigo 1º que:

Fica considerada como patrimônio material, a sede física do Treze Futebol Clube, fundado em 7 de setembro de 1925, com sede no município de Campina Grande, em razão de seu valor histórico e representatividade comunitária;

Como patrimônio imaterial, o conjunto de práticas, tradições, eventos e manifestações culturais e esportivas vinculadas ao Treze Futebol Clube, reconhecidas como expressão da identidade esportiva e cultural da comunidade.

Sobre o Treze Futebol Clube

No dia 7 de setembro de 1925, Bioca, considerado o homem que trouxe o futebol para Campina Grande, se reuniu com mais doze desportistas em sua residência e fundaram um novo clube de futebol.

Nessa mesma reunião foi aclamado Presidente interino do clube Antônio Fernandes Bioca, Orador o Dr. Luiz Gomes da Silva e o Secretário Sr. Alberto Santos. Ficou também determinado que seria marcada uma outra reunião em uma próxima data.

Conforme consta no site do Treze Futebol Clube, foi nessa segunda reunião, acontecida no dia 20 de outubro de 1925 também na residência de Bioca, onde foi colocada em discussão qual seria o nome para este clube.

E a proposta aceita foi a do Sr. José Casado que disse: “que o clube deveria tomar o nome de Treze Futebol Clube, em virtude de ter sido este número coincidido os fundadores que são Treze pessoas”.

Confira íntegra da lei:

WhatsApp-Image-2025-10-03-at-08.50.201

ClickPB

Compartilhe: