Mundo

As autoridades de Tóquio registraram neste sábado (31) mais um recorde de casos de coronavírus em um só dia na capital do Japão: foram 4.058 novos diagnósticos na cidade, que recebe os Jogos Olímpicos até 8 de agosto.

Apesar do aumento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores das Olimpíadas de Tóquio têm dito que os Jogos não estão impactando no sistema de saúde japonês. O evento ocorre dentro de um sistema rígido de rastreamento de casos e de testagem para evitar uma explosão da Covid na cidade sede.

No registro mais recente, o COI confirmou 21 novos casos de coronavírus em 24 horas entre pessoas ligadas aos Jogos Olímpicos. Nenhum deles em atletas ou treinadores participantes. Com os novos casos, o número de registro de pessoas infectadas pela doença e que estão diretamente ligadas aos jogos de Tóquio chega a 246. Destes, 26 são atletas.

Estado de emergência estendido

O Japão na sexta-feira decidiu colocar mais quatro regiões do país em estado de emergência devido à piora da pandemia no país. A capital Tóquio já estava nesse patamar emergencial desde o começo de julho, e assim ficará até o fim de agosto.

A medida terá efeito a partir de segunda-feira (2) até 31 de agosto em Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama — esta última, uma das subsedes do futebol nestes Jogos Olímpicos.

O estado de emergência japonês é bem mais brando do que as medidas de confinamento adotadas em outros países: apenas restringe o funcionamento de bares e restaurantes, proíbe a venda de bebidas alcoólicas e recomenda o trabalho remoto.

 

Por G1

Compartilhe: