Mundo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que os Estados Unidos tentam prolongar a guerra na Ucrânia e acusou Washington de querer "parasitar" o mundo com interferências em outros países. As declarações foram feitas pelo líder russo durante pronunciamento em uma conferência internacional de segurança realizada em Moscou. O discurso de Putin foi gravado em vídeo e exibido aos participantes da reunião.

Para Putin, além de tentar fazer a guerra na Ucrânia durar mais tempo, os EUA também querem causar conflitos em outras regiões para "provocar o caos" e aumentar a influência do Ocidente no mundo.

"Eles estão agindo a mesma maneira ao incitar conflitos na Ásia, África e América Latina", disse o presidente russo.

"Os Estados Unidos e seus vassalos interferem grosseiramente nos assuntos internos de estados soberanos: eles organizam provocações, golpes de estado e guerras civis", acrescentou.

Ele ainda acusou o regime do presidente norte-americano, Joe Biden, de "forçar estados independentes a obedecer às vontades deles [Estados Unidos] "e "viver sob regras estrangeiras por meio de ameaças, chantagem e pressão".

Tudo isso é feito com um objetivo: manter seu domínio, o modelo que permite parasitar o mundo inteiro, como era séculos antes. Tal modelo só pode ser mantido à força.

Por UOL

Compartilhe: