Mundo

Pedro Castillo, presidente do Peru que sofreu impeachment nesta quarta-feira (7), foi detido pela Polícia Nacional do Peru, após fazer uma tentativa frustrada de golpe de Estado. A informação foi confirmada por Lourival Sant’Anna, analista de Internacional da CNN.

De acordo com fontes da CNN, Castillo está na prefeitura de Lima. A Polícia Nacional do Peru chegou a publicar uma foto do ex-mandatário com policiais em uma sala, mas apagou a publicação.

Tweet apagado da Polícia Nacional do Peru após a detenção de Castillo / Reprodução/redes sociais

A crise política no Peru se agravou nesta quarta, quando Castillo dissolveu temporariamente o Congresso horas antes de uma moção de vacância (o equivalente a um processo de impeachment) ser votada contra ele.

Apesar da medida, o Parlamento realizou a moção de censura e aprovou a deposição do político.

Quem é Pedro Castillo

Pedro Castillo Terrones nasceu na região de Cajamarca. Ele tem mestrado psicologia educacional e começou a lecionar na província de Chota, em Cajamarca, em 1995.

Até 2017, fez parte do partido Peru Possível, fundado pelo ex-presidente Alejandro Toledo, que está preso nos Estados Unidos, após o judiciário do Peru ordenar, em 2017, prisão preventiva por suposto envolvimento em subornos com a Odebrecht. As acusações foram negadas por Toledo.

Atualmente, Castillo é filiado do Peru Livre e, como sindicalista, foi um dos líderes em uma greve de professores durante o governo de Pedro Pablo Kuczynski.

O presidente foi acusado de ser aliado de membros da polêmica organização Movadef, indicada pela polícia como braço político do grupo de guerrilha peruano, algo que eles negam.

Em julho de 2021, Castillo foi declarado presidente após uma demorada apuração. Mesmo sendo um candidato desconhecido, ganhou visibilidade nos debates. Ao final da disputa, venceu a ex-presidente peruana Keiko Fujimori.

 

 

CNN

Compartilhe: