Mundo

Cortinas são utilizadas para revelar novo papa. Cardeais se reúnem a portas fechadas para escolher o próximo pontífice na Capela Sistina, no Vaticano, a partir de quarta-feira (7).

Dias antes do início do conclave, o Vaticano instalou nesta segunda-feira (5) cortinas na varanda principal da Basílica de São Pedro. As cortinas vermelhas serão utilizadas para revelar o novo papa em sua primeira bênção, a Urbi et Orbi.

A instalação das cortinas nesta segunda-feira, assim como a da chaminé na semana passada para anunciar o resultado das votações do conclave, deixam os fiéis na Praça de São Pedro em um clima de expectativa para a escolha do novo comandante da Igreja Católica.

O conclave começa na quarta-feira (7), e 133 cardeais escolherão o próximo pontífice. Veja mais detalhes sobre o processo abaixo.

Assim que o conclave eleger um papa, ele aparecerá na varanda central da "Loggia delle Benedizioni", na Basílica de São Pedro, para saudar a multidão e dar sua bênção.

Turistas disseram à agência de notícias Reuters que estão emocionados por estar em Roma neste momento e compartilharam suas esperanças e expectativas em relação ao novo papa.

Tenho muita esperança, porque acredito que o Papa Francisco nos deixou um legado incrível a ser seguido, e sei que o Espírito Santo estará guiando os cardeais na escolha do próximo papa", afirmou uma turista.

O conclave que vai eleger o sucessor do papa Francisco começa na quarta-feira (7), no Vaticano. A expectativa é que a votação dure de dois a três dias, segundo cardeais que participarão da eleição.

Os dez últimos conclaves duraram, em média, cerca de três dias — e nenhum ultrapassou cinco. As eleições mais recentes, que elegeram Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013, terminaram em apenas dois dias.

Durante o conclave, os 133 cardeais eleitores ficam isolados na chamada "zona de conclave", dentro do Vaticano, e juram segredo absoluto sobre o processo. As votações são realizadas na Capela Sistina, sob os afrescos pintados por Michelangelo.

g1

Compartilhe: