Morreu, na madrugada desta segunda-feira (24), em João Pessoa, o ex-prefeito de Santa Rita Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital particular. Na semana passada, a família chegou a fazer campanha nas redes sociais por doação de sangue. A morte foi confirmada pelo filho de Marcus Odilon, Flaviano Quinto. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do político. A Prefeitura de Santa Rita decretou luto oficial e cancelou todos os festejos carnavalescos que aconteceriam na cidade.
Historiador e advogado, Marcus Odilon iniciou carreira política em 1960, quando foi eleito prefeito de Juarez Távora. Venceu pela segunda as eleições no município em 1968. Oito anos depois, foi eleito prefeito de Santa Rita pela primeira vez. Depois, foi eleito deputado estadual e concorreu a eleições para prefeito de João Pessoa e vice-governador do Estado. Em 1988, voltou a ser eleito prefeito de Santa Rita. Em 2002, concorreu às eleições para deputado estadual, mas não se elegeu. Acabou retornando à Prefeitura de Santa Rita em 2004 e foi reeleito em 2008.
Além da política, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho se dedicou à administração de fazendas e à literatura, particularmente à pesquisa histórica. Escreveu para jornais da Paraíba e do Pará, onde tinha propriedades, e publicou vários livros, entre eles ‘Poder, Alegria dos Homens’, ‘Gatilho e Sangue na Assembléia’, ‘O Livro proibido do Padre Malagrida’, ‘A Humanidade sem culpa’ e ‘Filhos de Deus’.
Portal Correio