Paraíba

A extensão rural patrocinada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), tem possibilitado que famílias agricultoras melhorem a qualidade de vida, como é o caso do agricultor familiar Edivaldo Mamede Carvalho, do Sítio Várzea Grande, em Boa Ventura, no Vale do Piancó.

Ele trabalha com a produção de frutas, cultivo de milho e feijão em sistema de irrigação por aspersão, tem criação de bovinos e galinha de capoeira, além de manter uma área de preservação ambiental. Possui ainda sistema de energia solar, o que garante redução da conta de luz e possibilita ter ar-condicionado em casa.

Sem nunca ter acessado financiamento junto aos bancos, o que aconteceu somente nos últimos anos, depois de orientado pelos extensionistas rurais, Edivaldo Mamede aceitou financiamento do Pronaf, no valor de R$ 35 mil, que, aplicado corretamente e com o acompanhamento técnico, obteve bons resultados.

Agora se prepara pela terceira vez para captar recursos de programas sociais do governo, que ajudam a ampliar suas atividades na propriedade e a melhorar a qualidade de vida da família.

A exemplo do meu pai, eu tinha medo de fazer projetos para obter empréstimo, nunca fui atrás de banco, mas incentivado pelos técnicos da Empaer, aceitei e os resultados logo chegaram”, comentou.

No Sítio Várzea Grande, o produtor trabalha com fruticultura das espécies laranja, manga, acerola, limão, goiaba, pinha e bananeira, cuja produção comercializa na feira livre da cidade. Na área de preservação ambiental, tem plantações de jurema, mandacaru, marmeleiro, baraúna, carnaúba, entre outros.

Para aumentar a renda da família, o produtor possui um pequeno plantel de bovinos e, com a orientação da Empaer, pretende ampliar a criação de galinha de capoeira.

Em período de estiagem, ele usa o sistema de irrigação por aspersão, o que garante a produção para atender a freguesia.

O sítio possui dois poços artesianos, sendo que um apresentou água com uma profundidade de 27 metros e vazão de 8 mil litros por hora. O outro, menor, tem uma vazão de 3 mil litros por hora, que servem para o consumo humano e animal e ao uso da irrigação.

A gerente regional da Empaer em Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira Alves, revelou que a assistência técnica contribuiu para melhorar as condições de vida da família, aumentou a sua renda e que, hoje, ele serve de modelo na região. Destacou que o mais importante, também, é que o pomar tem produção diversificada.

Nosso cliente de assessoramento está com três projetos realizados, que trouxeram vida nova para a família”, disse.

Segundo o extensionista Valdevino Pereira Neto (Valdir), da Empaer, o agricultor Edivaldo Mamede, mesmo sendo um produtor rural tradicional, é receptivo às orientações técnicas, o que possibilita avanços na sua produção agrícola. Com a energia solar, a família reduziu o custo de consumo de energia elétrica em 70 por cento.

Isso nos envaidece porque sabemos que levamos melhoria da qualidade de vida para a família”, disse.

O produtor anunciou que o próximo projeto será para a instalação de um restaurante onde as pessoas possam degustar a culinária rural, contemplando a paisagem da barragem existente próximo à casa.

Secom

Compartilhe: