Paraíba

Paulista que chegou a João Pessoa em 2018 conta o motivo de escolher a capital paraibana para morar. Na lista das 20 cidades com a maior população do Brasil, João Pessoa é a última colocada, mas foi a que teve o maior aumento em 12 anos.

João Pessoa teve o maior crescimento de moradores entre as 20 cidades com as maiores populações do país. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação populacional entre 2010 e 2022, em João Pessoa, foi de 15,3%. Entre as capitais do Nordeste, também foi a que teve o maior crescimento na população. Considerando todas cidades do Brasil, o aumento foi o quarto maior do país.

Na lista das 20 cidades com a maior população do Brasil, João Pessoa é a última colocada, mas foi a que teve o maior aumento. A população da cidade de João Pessoa chegou a 833.932 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 110.417 habitantes em comparação com o Censo de 2010.

Guilherme Azevedo, de 33 anos, faz parte dessa variação populacional na capital paraibana. Chegou em João Pessoa em abril de 2018, deixando para trás a cidade natal, São Paulo.

O objetivo era encontrar um estilo de vida mais calmo e tranquilo, longe do trânsito e correria de São Paulo", declara.

Mas não foi uma decisão tão fácil, afinal, deixou no Sudeste amigos e família. Com uns 6 meses morando em João Pessoa, ainda tinha dúvidas se tinha feito a escolha correta.

Conforme o tempo foi passando, só tive mais certeza que era aqui que queria ficar", confessa.

Publicitário de formação, Guilherme trabalha em home office e declara que não escolheria outra cidade para morar. Fez amigos rapidamente em João Pessoa e encontrou a qualidade de vida que sempre acreditou existir na capital paraibana.

João Pessoa sempre foi vista por mim como uma cidade que proporciona qualidade de vida. Além de já ter visitado como turista, também conversei com pessoas que moram aqui há muito tempo antes de decidir me mudar", relata Guilherme.

A facilidade de deslocamento pela cidade, o clima quente, a praia, todos esses fatores colaboraram pra que eu me sentisse confortável morando aqui", enumera.

Ainda com sotaque paulista, Guilherme divide a casa com a namorada pernambucana. Uma mistura de Brasil vivendo na Zona Sul de João Pessoa. Ana Bárbara Santos, de 25 anos e natural de Recife (PE), chegou em João Pessoa em 2016 para estudar na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Dividiu apartamento com algumas colegas, até conhecer Guilherme. Em João Pessoa, criou raízes profissionais e pessoais.

A cidade tem um estilo de vida que eu aprecio, porque sempre gostei de estar no litoral e suas opções de lazer mais diurnas. Além disso, com uma rotina de atividade física, trabalho, estudo e compromissos pessoais, eu tenho mais tempo para me dedicar melhor a tudo. Também me sobra mais tempo para descansar. E isso, até aqui, tem me proporcionado bons resultados", explica Bárbara.

Bárbara cresceu em Recife, cidade com deslocamentos maiores. Então, encontrou em João Pessoa a otimização do tempo que precisava. Fixou-se no trabalho, nas amizades e no lazer, e foi abraçada pela capital paraibana para se apaixonar.

Em 2018, no Centro Histórico da cidade, eu conheci o meu companheiro: Guilherme. A pessoa que diariamente tem compartilhado essa escolha por João Pessoa comigo", declara Babi, como é chamada pelos amigos.

Entre as 20 cidades com maior população do Brasil em 2022, também se destacaram pelo aumento Manaus (14,50%), Campo Grande (14,10%) e Goiânia (10,40%). Por outro lado, tiveram redução no número de moradores São Gonçalo-RJ (10,30%), Salvador (9,60%) e Belém (6,50%).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. Na Paraíba, a população é de 3.974.495, o que representa um aumento de 5,52% quando comparado ao Censo anterior.

João Pessoa no Brasil

No ranking de população dos municípios, em números absolutos, João Pessoa está:

na 1ª colocação no estado;

na 7ª colocação na região Nordeste;

na 20ª colocação no Brasil.

No ranking de variação populacional, entre 2010 e 2022, João Pessoa está:

na 13ª colocação no estado;

na 1ª colocação na região Nordeste (entre as capitais);

na 4ª colocação no Brasil (entre as capitais).

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em João Pessoa tem uma densidade demográfica de 3.970,27 habitantes por km² e uma média de 2,8 moradores por residência.

Censo do IBGE

O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.

g1 PB

Compartilhe: