O Programa Incluir Paraíba, de fomento às atividades produtivas rurais criado pelo Governo do Estado, já trouxe melhoria da qualidade de vida e renda para 1040 famílias agricultoras de 52 municípios paraibanos. A primeira etapa, que começou em dezembro de 2023 com a liberação de recursos para as primeiras atividades produtivas, ainda não foi concluída, mas os agricultores comemoram os resultados.
Um exemplo dos impactos positivos é o caso da agricultora Maria de Fátima de Souza, do município de Capim, no Litoral Norte, que recebeu R$ 3.500,00 para ampliar o negócio da venda de bolos, pamonha e canjica. Fátima não esconde a satisfação com a iniciativa do Governo, enfatizando a importância do programa para o fortalecimento de sua atividade comercial e o aumento da renda familiar.
Ela relata que, antes de receber os incentivos do Incluir Paraíba, trabalhava como cozinheira em eventos e também produzia pratos típicos para ajudar na renda da família.
Hoje, com o dinheiro que recebi do programa, comprei todos os equipamentos e utensílios necessários para o meu trabalho e consegui aumentar a produção o suficiente para suprir as necessidades da minha família”.
A agricultora informou que o produto mais procurado pela comunidade é a pamonha e que, em dias normais, consegue vender até 100 unidades. Já no período que antecede os festejos juninos, esse número dobra.
Todo o trabalho no município de Capim, integrante da Gerência Administrativa da Empaer João Pessoa, é executado pelos extensionistas Osório Vieira, Ednete Freire e Betânea Lima, que além das visitas cotidianas, levam orientações sobre a organização da produção, agregação de valor, higiene e manipulação de alimentos.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, ressaltou a relevância do Incluir Paraíba no fortalecimento da agricultura familiar.
A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado em promover a inclusão social e o desenvolvimento rural sustentável na Paraíba”, observou.
Região de João Pessoa
A Gerência Regional da Empaer de João Pessoa é destaque no âmbito do Incluir Paraíba com atendimento a 160 famílias agricultoras com atividades pecuárias de caprinovinocultura, suinocultura e avicultura, além do cultivo de abacaxi, batata doce e horticultura.
Entre as atividades não agrícola estão a fabricação de bolos, salgados, picolés, sorvete, gelo, pamonha, canjica, espetinhos de carne, entre outras ações. Também é desenvolvido o artesanato com crochê, bordado, corte e costura.
Os municípios beneficiados são:
Mataraca, Riachão do Poço, Mari, Curral de Cima, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Marcação e Capim. Segundo os extensionistas da Empaer e responsáveis pela assistência técnica, estão sendo investidos na região recursos da ordem de R$ 560.000,00.
Entre as atividades mais desenvolvidas pelos agricultores estão avicultura, caprinovinocultura, suinocultura, apicultura, pesca artesanal, horticultura e cultivo de palma forrageira.
Secom