Paraíba

O município de Areia de Baraúnas foi premiado na tarde dessa quinta-feira (24) durante a VI Mostra “Paraíba, Aqui Tem SUS”, que reúne experiências exitosas da saúde pública municipal em todo o estado. O trabalho reconhecido tem como foco o cuidado com crianças neurodivergentes na Atenção Primária à Saúde (APS) e agora será apresentado na etapa nacional da mostra, prevista para acontecer em junho, em Belo Horizonte (MG).

A iniciativa foi representada no evento pela secretária de Saúde do município, Ibérica Nóbrega, que também é uma das coautoras do projeto, e pela coordenadora da APS, Gislanny Araújo.

Intitulado “O cuidado primário juntamente com a equipe multidisciplinar para crianças neurodivergentes na saúde de Areia de Baraúnas”, o projeto tem como autora principal a psicóloga e coordenadora da equipe multiprofissional (eMULT), Iohana Lustosa.

Desde 2022, o município desenvolve um trabalho focado no acompanhamento contínuo de crianças neurodivergentes por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da saúde com diferentes especialidades. A proposta tem melhorado significativamente a qualidade de vida das crianças atendidas e de suas famílias, ao promover um cuidado integrado e humanizado no âmbito da atenção básica.

A Mostra “Paraíba, Aqui Tem SUS” tem como objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais de saúde, valorizar práticas inovadoras, fortalecer a rede de Atenção Primária e estimular o trabalho colaborativo entre as equipes.

Com o reconhecimento estadual, Areia de Baraúnas se prepara agora para apresentar sua experiência na Mostra Nacional “Brasil, Aqui Tem SUS”, consolidando-se como referência em cuidado e inovação na saúde pública.

Portal TV Sol com Assessoria 

Compartilhe: