Paraíba

A Prefeitura de São Mamede, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou no último sábado (26), a uma homenagem ao Papa Francisco com o plantio de um pé de umbuzeiro na Praça Coronel José Paulo, no centro da cidade. A ação contou com a parceria do Projeto SerTão Consciente, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e da Ordem Franciscana Secular.

A iniciativa foi uma reverência à vida e ao legado de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, falecido em 21 de abril deste ano. Reconhecido mundialmente por sua dedicação aos pobres e pela defesa do meio ambiente, Francisco assumiu o papado em 2013, adotando o nome inspirado em São Francisco de Assis — santo italiano símbolo de simplicidade, paz e amor à natureza.

Durante a cerimônia, que reuniu fiéis da Igreja Católica, o padre Albany Barreiro e o biólogo Stanley Medeiros — atual assessor da Secretaria de Meio Ambiente — destacaram o compromisso do Papa com a preservação ambiental. Em sua encíclica Laudato Si’, Francisco ressaltou que "o cuidado com a natureza é parte de um estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e em comunhão".

Sobre o umbuzeiro

A árvore plantada na homenagem, o umbuzeiro, é uma espécie nativa do semiárido brasileiro e possui grande valor cultural e ecológico para a região. Considerado pelo escritor Euclides da Cunha como a "árvore sagrada do sertão", o umbuzeiro é símbolo de resistência e fonte de alimento e sombra para comunidades sertanejas.

Projeto SerTão Consciente

Criado em 2023, o Projeto SerTão Consciente reúne profissionais das áreas de biologia, agronomia, engenharia ambiental, comunicação, além de estudantes e técnicos em veterinária. O grupo atua de forma voluntária em ações de proteção ambiental e educação ecológica, sendo um importante parceiro da gestão municipal em iniciativas de sustentabilidade.

Distribuição de mudas

Ao longo dos últimos oito anos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribuiu mais de 10 mil mudas de árvores nativas à população de São Mamede. O trabalho contou com o apoio da ONG Afink, sediada na cidade de Araruna, no Agreste paraibano, reforçando o compromisso com o reflorestamento e a conservação da biodiversidade local.

Assessoria 

Compartilhe: