A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) teve uma participação expressiva no Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, realizado entre os dias 2 e 4 de julho, em Porto Alegre (RS). O evento, considerado o maior da especialidade no país, contou com a presença de cardiologistas que atuam nas unidades e serviços gerenciados pela instituição, com destaque para o serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
O cardiologista intervencionista Jeann Carlos Santiago, que atua em Patos, apresentou seis trabalhos científicos e ministrou três aulas. Já os cardiologistas Gustavo Rique Morais e Helman Campos Martins, que atuam no Hospital Metropolitano, também participaram do congresso com a apresentação de um trabalho científico e contribuíram como debatedores em sessões clínicas. Helman ainda ministrou uma palestra sobre Técnicas de Tratamento de Bifurcação Coronariana.
Tivemos a oportunidade de compartilhar, de forma didática e detalhada, o passo a passo para o tratamento dessas lesões de bifurcação, que são lesões complexas, mostrando aos colegas de diversas regiões do país como conduzir esses casos com mais segurança e efetividade. É uma satisfação poder contribuir com a formação e atualização de tantos profissionais em um evento desse porte”, destacou Helman.
Os trabalhos apresentados por Jeann Santiago abordaram temas como tromboembolismo pulmonar, arteriografia cerebral, o uso do protocolo de morte encefálica na viabilização de transplantes, além de relatos de casos clínicos complexos resolvidos com sucesso na unidade. Entre as aulas ministradas por ele, estiveram temas como Trombectomia no AVC, Intervenção em carótidas e uma sessão prática sobre tromboembolismo pulmonar no Training Village, que capacitou mais de 60 médicos de diferentes regiões do Brasil.
É a primeira vez que o serviço da Hemodinâmica de Patos tem essa visibilidade nacional, sendo destaque nove vezes em um congresso de grande porte, com casos reais que aconteceram no sertão paraibano. Isso mostra que estamos no caminho certo, entregando qualidade, inovação e salvando vidas com uma medicina de excelência”, celebrou Jeann.
O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, destacou o impacto da participação da instituição neste evento.
Quando vemos profissionais como Jeann compartilhando conhecimento e práticas que estão sendo desenvolvidas com excelência em nossas unidades, sentimos orgulho e a certeza de que estamos promovendo uma saúde pública moderna, resolutiva e reconhecida em todo o país”, pontuou o gestor.
Desde sua inauguração, em dezembro de 2022, o serviço de Hemodinâmica de Patos já realizou mais de cinco mil procedimentos, tornando-se referência na assistência cardiológica no interior da Paraíba. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da PB Saúde, Juliana Carreiro, reforçou a importância dessa visibilidade.
Quando nossos profissionais apresentam trabalhos em congressos nacionais, eles também fortalecem o papel da Educação Permanente como ferramenta estratégica para o aprimoramento contínuo do cuidado. Essa troca de saberes eleva a qualidade da assistência prestada à população, e isso faz parte da nossa missão, é assim que fortalecemos a saúde pública do nosso país”, afirmou Juliana Carreiro.
Para Jeann Santiago, mais do que uma conquista individual, essa visibilidade é reflexo do compromisso coletivo da equipe.
Participar como protagonista desse congresso mostra o quanto o serviço de Hemodinâmica da PB Saúde vem amadurecendo. Levar a expertise do Sertão para profissionais de todo o Brasil é uma honra, e comprova que, sim, é possível fazer medicina de ponta também no interior”, concluiu.
Assessoria PB Saúde