O programa Opera Paraíba, do Governo do Estado, alcançou a marca de 207.597 cirurgias eletivas realizadas desde sua criação, em 2019. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila do SUS, garantindo acesso ágil e regionalizado a procedimentos de média e alta complexidade em mais de 20 hospitais credenciados, distribuídos pelas três macrorregiões de saúde.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, a descentralização dos serviços permite que pacientes realizem cirurgias próximas de casa, evitando longos deslocamentos e promovendo mais conforto. Entre os procedimentos oferecidos estão cirurgias gerais, pediátricas, ortopédicas, oncológicas, vasculares, ginecológicas, neurológicas e cardíacas, entre outras.
Casos como o de Cláudio Emanuel, de Esperança, e Pedro Airan, estudante de enfermagem, evidenciam o impacto social do programa. Cláudio realizou uma cirurgia bariátrica após anos lutando contra a obesidade, enquanto Pedro recuperou a mobilidade com cirurgia no joelho, seguida de fisioterapia pelo SUS.
O Opera Paraíba tem crescido ano após ano. Em 2019, foram 4.947 procedimentos. Em 2024, o número chegou a 80.655 cirurgias, e só em 2025, até julho, já são mais de 34 mil realizadas.
O acesso ao programa pode ser feito pela Secretaria de Saúde municipal ou pelo site www.operaparaiba.pb.gov.br.