O juiz da Infância e Juventude, Adhailton Lacet, determinou a apreensão de celulares e computadores do influenciador Hytalo Santos para serem periciados. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (13).
O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet Correia Porto, determinou a busca e apreensão de celulares e computadores do influenciador Hytalo Santos para que sejam periciados. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (13). O magistrado também determinou a suspensão imediata de seus perfis em redes sociais e outras medidas, inclusive, medidas protetivas para os menores.
As medidas determinadas pelo juiz incluem a
suspensão imediata de todas as contas e perfis de Hytalo Santos nas redes sociais Instagram, TikTok, YouTube, Facebook e quaisquer outras plataformas em que atue, enquanto perdurar a apuração dos fatos.”
Além disso, determina a
expedição de Mandado de Busca e Apreensão a ser cumprido no endereço do promovido, para apreensão de todos os aparelhos eletrônicos (celulares, computadores, câmeras, HDs, pen drives, etc.) utilizados pelo promovido para a gravação, edição e divulgação de conteúdos digitais, os quais deverão ser encaminhados, posteriormente, à autoridade policial para a realização da análise pericial para extração dos dados.”
O juiz também ordenou a
comunicação imediata a todas as plataformas digitais envolvidas, determinando a remoção preventiva dos conteúdos publicados pelo promovido em que apareçam crianças ou adolescentes.”
Outra ordem do magistrado é a
aplicação das medidas protetivas necessárias, incluindo o afastamento dos adolescentes do convívio com o investigado e de seus responsáveis legais, devendo ser expedido ofício solicitando a intervenção do Conselho Tutelar para que aplique aos adolescentes sob os cuidados do investigado as medidas protetivas cabíveis, incluindo, se necessário, o acolhimento em instituição acolhedora ou encaminhamento para família extensa, comunicando, de imediato, a este juízo.”
E, por fim, o juiz determina
a remessa dos autos ao NAPEM para a realização de um estudo psicossocial com os adolescentes envolvidos a fim de verificar a necessidade de aplicação de outras medidas protetivas.”
‘Adultização’
O influenciador paraibano é alvo de investigações sobre ‘adultização’ de crianças e adolescentes com exposição em vídeos com conotação sexual nas redes sociais. Hytalo nega as acusações e diz que as mães dos menores divulgados na internet deram consentimento para as gravações.
Outra ordem de suspensão das contas
Ontem (12), a Justiça da Paraíba já havia suspendido as contas do paraibano Hytalo Santos nas redes sociais, além de determinar o afastamento das crianças e adolescentes que participam dos vídeos do influenciador paraibano. A decisão foi tomada após pedido da promotora de Justiça de Bayeux, Ana Maria França, do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
ClickPB