Paraíba

O resultado acompanha o movimento nacional, que registrou a menor taxa da série histórica desde 2012

A taxa de desocupação na Paraíba caiu de 8,7% no primeiro trimestre de 2025 para 7% no segundo trimestre, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado acompanha o movimento nacional, que registrou a menor taxa da série histórica desde 2012, de 5,8%.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a queda foi registrada em 18 das 27 unidades da federação e a estabilidade nas outras nove. Na Paraíba, o índice permanece acima da média nacional, mas abaixo das maiores taxas do país, que foram registradas em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%).

O percentual de empregados com carteira assinada no setor privado foi de 54,6% no estado, um dos menores do país, ficando à frente apenas de Maranhão (53,1%) e Piauí (54,5%). No recorte por conta própria, a taxa paraibana foi de 27,7%, acima da média nacional (25,2%).

Segundo o analista da pesquisa, William Kratochwill, a redução reflete um mercado de trabalho com mais oportunidades, que vem absorvendo trabalhadores mesmo entre aqueles com maior dificuldade de inserção.

No país, o rendimento real habitual foi de R$ 3.477 no trimestre. A pesquisa também apontou que, no recorte por gênero, a taxa de desemprego foi de 4,8% para homens e 6,9% para mulheres; e, por escolaridade, o índice foi maior entre pessoas com ensino médio incompleto (9,4%).

 

Portal T5 

Compartilhe: