Patos e São Mamede estão entre os poucos municípios paraibanos que cumpriram as metas do Programa Estadual de Incentivo à Castração e Bem-Estar Animal. O balanço, divulgado na última quinta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostra que apenas 23 das 223 cidades do estado conseguiram se habilitar para receber os recursos do programa.
De acordo com a SES, foram realizadas 3.209 cirurgias de castração nas três Macrorregiões de Saúde, com investimento superior a R$ 1,3 milhão. A verba repassada aos municípios contemplados cobre custos com insumos, medicamentos, equipe técnica e logística.
Além de Patos e São Mamede, também receberam os recursos municípios como Cabedelo, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, São Bento e Teixeira.
A gerente operacional de Políticas da Causa Animal da SES, Fabíola Rezende, destacou que a iniciativa fortalece a proteção animal como parte da saúde pública.
Com esse programa, conseguimos unir ações de saúde e proteção animal, garantindo, junto aos municípios, atendimento gratuito e de qualidade, especialmente para aqueles animais e tutores em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Cumprimento de metas
O repasse dos recursos é condicionado à comprovação do cumprimento de metas estabelecidas pela Portaria nº 494/GS/2025, que exige a execução dos planos de trabalho e a correta utilização dos valores recebidos.
Mais castrações na Paraíba
Mesmo com a baixa adesão dos municípios, o governo comemorou os resultados combinados do programa com o Paraíba Pet, que já soma 6.564 castrações de cães e gatos desde maio de 2024.
Somente em 2024 foram feitas 1.561 cirurgias, enquanto em 2025 o número já alcança 1.794 procedimentos. Os atendimentos também incluem serviços realizados pelo Castramóvel em ações itinerantes e multifeiras organizadas pela SES.
Portal TV Sol