O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos especialistas para atuar em 212 cidades do país pelo programa Agora Tem Especialistas, e a Paraíba está entre os estados beneficiados. O município de Patos, no sertão, receberá oito profissionais de diferentes áreas, que vão reforçar o atendimento no Hospital Regional e ampliar em até 30% a capacidade de consultas e procedimentos.
Atualmente, muitos pacientes do sertão da Paraíba precisam percorrer até 500 km para realizar tratamentos em João Pessoa. Com a chegada dos especialistas, essa distância será reduzida em até 400 km, garantindo mais acesso e agilidade para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
No total, o Nordeste receberá 260 médicos, o equivalente a 51% dos selecionados, com prioridade para regiões de maior vulnerabilidade e com déficit de profissionais. A primeira chamada do programa inclui especialistas em cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, que atuarão em hospitais, policlínicas e unidades de diagnóstico.
Entre os selecionados, 131 médicos (26%) vinham atuando apenas na rede privada e passarão a atender pacientes do SUS pela primeira vez. No país, 75% dos profissionais irão reforçar hospitais públicos, com foco em cirurgias, internações e tratamentos como radioterapia e quimioterapia.
Além da atuação prática, os médicos terão acesso a cursos de aprimoramento em parceria com a UFPB, a Rede Ebserh e hospitais do Proadi-SUS, com carga de 16 horas semanais de atendimento e 4 horas de atividades educacionais, além de uma bolsa-formação de até R$ 20 mil, definida conforme a vulnerabilidade da região.
Portal T5