O Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais segue com a nova rodada de Mutirões de Documentação no Sertão da Paraíba. Nesta quarta-feira (27), a ação será realizada em São José do Brejo do Cruz, e na quinta-feira (28), em São Bento, ambos municípios da microrregião de Catolé do Rocha.
O objetivo é ampliar o acesso da população rural, especialmente mulheres assentadas da reforma agrária e comunidades quilombolas, à documentação civil e a serviços públicos essenciais.
Durante os mutirões, são oferecidos serviços como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de orientações jurídicas, sociais e atendimentos de saúde, incluindo vacinação. Também são realizadas atividades educativas sobre direitos das mulheres e prevenção à violência de gênero.
A iniciativa é realizada pelo Incra-PB, pela Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário (SFDA/PB), em parceria com prefeituras e instituições como INSS, Banco do Nordeste (BNB), Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Empaer e Seafds, além de órgãos municipais.
Na primeira rodada do mês, que passou por municípios do Sertão e do Cariri, foram contabilizados mais de 1,1 mil atendimentos.
Portal T5