Paraíba

Encontro em Salgadinho, no Seridó paraibano, reunirá parentes e aliados entre os dias 12 e 14 de setembro, com debates, espiritualidade e memória da resistência indígena.

A ancestralidade e a resistência do povo indígena Kariri na Paraíba ganham um novo capítulo com a realização da Confederação dos Kariri da Paraíba, que acontecerá na cidade de Salgadinho, no Seridó paraibano, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2025.

O encontro, organizado pela Associação de Famílias Indígenas Kariri da Paraíba (AFIKA) com o apoio da Aliança Multiétnica, busca reavivar a memória e organizar a luta de um povo que, apesar de declarado extinto pelo Estado no passado, continua a resistir.

Com o lema “‘Bady Ay Samyá Mó Cropobó’ (Retomar a Memória para Organizar a Luta)”, o evento é um chamado para parentes e aliados.

A programação de três dias contará com rodas de conversa, espiritualidade, cantos sagrados, oficinas e articulações políticas. As mesas de diálogo vão abordar a história dos Kariri e de outros povos que resistem no Sertão da Paraíba, buscando entender as demandas e urgências do território e traçar caminhos para o futuro do povo.

A Confederação, um termo resgatado do passado, remete a um dos mais marcantes e prolongados movimentos de resistência indígena no Nordeste, quando os antepassados Kariri desafiaram o avanço colonial por mais de três décadas.

A iniciativa de hoje é vista como um marco histórico para a retomada da articulação e da consciência coletiva Kariri, buscando reconstruir o que tentaram apagar: a identidade, os vínculos com as origens, os territórios e o modo de vida.

Serviço:

Confederação dos Kariri da Paraíba

● Salgadinho, Seridó paraibano

Data: 12 a 14 de setembro de 2025

Organização: Associação de Famílias Indígenas Kariri da Paraíba (AFIKA)

Contato: E-mail: [email protected]

WhatsApp: (83) 98190-4329

Lema: “Bokuwyá asaang bady batyté” (Vamos em retomada, povo unido de

verdade)

Assessoria

Compartilhe: