Paraíba

'Triclavitermes catoleensis' não possui potencial de praga urbana e tem um papel ecológico importante para o bioma, segundo os pesquisadores.

Pesquisadores paraibanos descobriram uma nova espécie de cupim em Catolé do Rocha, no Sertão do estado. A descoberta do "Triclavitermes catoleensis", que recebeu o nome em homenagem ao município, é fruto de anos de estudos no Laboratório de Termitologia (LabTermes) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tipicamente nativa da Caatinga, a nova espécie de cupim identificada no Sertão da Paraíba não possui potencial de praga urbana e tem um papel ecológico importante para o bioma, atuando como decompositor de matéria orgânica, segundo os pesquisadores. O nome do gênero faz referência a ornamentação da armadura da espécie, que lembra armas medievais.

A primeira amostra da nova espécie de cupim foi coletada no ano de 2000, no distrito de São José da Mata, em Campina Grande. Após a coleta, os pesquisadores analisaram características morfológicas detalhadas, constatando que se tratava de um novo gênero e espécie de cupim.

Agora, somente 25 anos depois a espécie foi descrita em Catolé do Rocha com base em coletas realizadas em várias expedições de campo, em localidades da Paraíba e de outros estados do Nordeste brasileiro.

O coordenador da pesquisa, professor Doutor Alexandre Vasconcellos, afirma que a descrição de uma nova espécie é importante para preencher lacunas sobre a diversidade da fauna de cupins brasileira e, principalmente, nordestina. Segundo ele, a biodiversidade da espécie no Brasil é uma das maiores do mundo, mas ainda pouco estudada.

g1 PB

Compartilhe: