
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou a criação de dois novos cursos superiores: o tecnólogo em jogos Digitais e o bacharelado em engenharia de robôs. Juntos, eles irão oferecer 80 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2026, no campus de João Pessoa.

O tecnólogo em jogos digitais, que vai ofertar 50 vagas, funcionará no Departamento de Mídias Digitais (Demid), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Já a graduação em engenharia de robôs, do Centro de Informática (CI), vai ofertar 30 vagas no segundo período do próximo ano e 60 vagas (30 por semestre) a partir de 2027.
De acordo com a Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB (SODS), o curso de Tecnologia em Jogos Digitais teve seu projeto pedagógico aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) recentemente. Já o projeto pedagógico do curso de Engenharia de Robôs seguirá para avaliação do colegiado.

Segundo a plataforma Ecossistema de Gestão das Graduações (EcoGrad) – que se baseia em dados do último Censo da Educação Superior (2024), o curso de Jogos Digitais da UFPB será o primeiro em uma universidade federal do Nordeste e o primeiro tecnólogo, nesta área, em uma federal brasileira, e o de engenharia de eobôs é o primeiro da área nas regiões Norte e Nordeste e um dos primeiros do Brasil – a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) também está em processo de criação do mesmo curso.
g1 PB