
Os açudes Tapera e Escondido, no município de Belém do Brejo do Cruz, e o açude do Baião, em São José do Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, receberam peixamento de 250 mil alevinos nesta quinta-feira (6). A ação foi promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), por meio do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, popularmente conhecido como Programa de Piscicultura.

A secretária executiva da Pesca da Sedap-PB, Maria Silva da Cunha (Silvia da Pesca), representou o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, na entrega dos alevinos.
Ela ressaltou a importância do trabalho de peixamento dos açudes feito por meio do Programa da Piscicultura.
É uma ação fundamental porque, em breve, os alevinos estarão na fase ideal para serem pescados, se transformando em alimento de qualidade e fonte de renda para muitas famílias de agricultores, de pescadores, para todos aqueles que fazem da água a sua sobrevivência”, enfatizou.
Em Belém do Brejo do Cruz, os açudes Tapera e Escondido receberam, cada um, 50 mil alevinos da espécie tilápia. As solicitações foram feitas à Sedap-PB pela Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-229 e pela Câmara de Vereadores do Município.
É fundamental, é a garantia da continuidade da pesca e boa parte da população da região sobrevive da atividade da pesca. Por isso, somos muito gratos pela entrega dos alevinos”, comentou sobre a ação o vereador Elídio Valdevino, que também é pescador.

Já em São José do Brejo do Cruz a equipe da Sedap-PB fez a entrega de 150 mil alevinos para o peixamento do Açude do Baião. As solicitações foram feitas pela Prefeitura Municipal, Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-100, e Câmara de Vereadores.
O Programa da Piscicultura prossegue com ações de entrega de alevinos neste sábado (8), quando haverá o repasse de 100 mil alevinos ao município de Caraúbas, no Cariri paraibano, dentro da programação da 1ª Agro Peixe de Caraúbas – Festa do Campo e das Águas. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Caraúbas, com apoio da Sedap-PB, e ocorre até o domingo (9).

O Programa da Piscicultura este ano beneficiou agricultores e pescadores de 51 municípios de todas as regiões da Paraíba. A iniciativa da Sedap-PB tem 38 anos de existência e reproduz em cativeiro as espécies tilápia, carpa, tambaqui e tambatinga na Estação de Piscicultura de Itaporanga. O programa tem, ainda, dois berçários de alevinos em atividade em Patos e na localidade de Riachão de Araruna
Secom
