Paraíba

A Oficina Sala de Arte foi marco para a ECI EEM Manoel Medeiros de Araújo, escola que integra a 13ª Gerência de Educação, e impactou diretamente estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Ao todo, 50 alunos participaram das aulas do Workshop: Produção de Vídeo e Fotografia, ministrado por Diego Trindade, CEO da DT Marketing Digital.

O projeto, que foi um sucesso dentro da escola, apresentou aos alunos conceitos básicos e práticos da fotografia e do audiovisual, possibilitando que os estudantes aprendessem sobre criação de imagem, linguagem visual, enquadramentos, edição e construção de narrativa audiovisual.

A ação só foi possível pelos investimentos da PNAB, um esforço coletivo do Governo Federal, do Governo da Paraíba e pelo compromisso do governador João Azevêdo com as políticas culturais, que vêm promovendo democratização de acesso, qualificação artística e protagonismo estudantil. É justo destacar também o trabalho da Secretaria de Estado da Cultura, na pessoa do secretário Pedro Santos, que vem fortalecendo, valorizando e ampliando esse tipo de formação nas escolas.

Também foi fundamental o apoio da gestão da escola, através da diretora Alexandrina Alves de Oliveira e da coordenadora Luciana, que abraçaram o projeto e viabilizaram a execução das atividades, adequando a dinâmica escolar para o melhor aproveitamento da oficina.

A culminância do projeto foi realizada nesta sexta, 14 de novembro, com entrega dos certificados, produzidos pela DT Marketing Digital, e apresentação do curta “Vista Serrana: Da Voz do Povo à Voz de Deus”, produzido pelos próprios alunos, resultado final do processo formativo.

Assista através do link: (https://drive.google.com/drive/folders/1rqExnJJ16IjLBxB3zMkMAukNa2W9kbmn?usp=drive_link).

De acordo com o oficineiro Diego Trindade:

Foi gratificante ver o engajamento dos alunos e perceber o quanto eles se reconheceram como autores de suas próprias histórias. A arte, quando chega de forma acessível, desperta novos caminhos e amplia horizontes.”

Moíses Gomes, aluno participante, resumiu a experiência afirmando: “Eu nunca tinha pegado uma câmera ou celular para criar algo que representasse a minha cidade. Agora, eu sei como contar histórias através da imagem. Isso mudou meu olhar.”

A Oficina Sala de Arte em Vista Serrana encerra seu ciclo cumprindo seu papel: estimular conhecimento, despertar talentos e fortalecer a expressão juvenil através da arte e da cultura dentro e fora da escola.

Assessoria

Compartilhe: