Paraíba

Ação do Incra-PB leva atendimentos de cidadania a nove municípios paraibanos

O Incra-PB inicia novas etapas de mutirões de documentação neste mês de dezembro em nove municípios da Paraíba, com atendimentos voltados às famílias agricultoras e oferta de serviços essenciais de cidadania. As rodadas integram o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, promovido pelo MDA e executado pelo Incra em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e instituições federais e estaduais.

A nona rodada de 2025 atenderá os municípios de Condado (2), na Escola Estadual José Queiroga, e Malta (3), no Ginásio de Esportes Edvaldo Mota. A décima etapa seguirá para Joca Claudino (8), no Paço Municipal; Santa Helena (9), na Escola Municipal Luís Cartaxo Rolim; e Triunfo (10), na Casa da Cidadania. Encerrando o calendário, a décima primeira rodada ocorrerá em Santa Inês (15), São José de Caiana (16) e Serra Grande (17), todas em escolas municipais indicadas para receber o atendimento.

O Incra-PB finalizou novembro com duas etapas dos mutirões, atendendo Santa Luzia, Junco do Seridó e Soledade entre os dias 26 e 28. Foram realizados 1.546 atendimentos, que somados aos 1.447 da primeira rodada do mês totalizaram 3 mil atendimentos, ampliando o acesso à documentação e aos serviços de cidadania para famílias de trabalhadores rurais.

As ações oferecem emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização de CPF, regularização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão do CCIR, orientações sobre ITR, além de atendimentos previdenciários e de crédito rural realizados em parceria com o INSS e o Banco do Nordeste. A programação inclui ainda palestras sobre direitos humanos, orientações sociais e jurídicas, atividades voltadas ao enfrentamento da violência de gênero e serviços municipais como vacinação, aferição de pressão e atualização no CadÚnico.

O superintendente regional do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, destacou o caráter social da iniciativa.

Esta força-tarefa conjunta entre Incra, MDA, outros órgãos federais, secretarias estaduais e prefeituras reafirma nosso compromisso com a cidadania, o acesso à documentação e a promoção de direitos, fortalecendo as comunidades rurais e garantindo dignidade às trabalhadoras e trabalhadores do campo”, afirmou.

Portal T5 

Compartilhe: