Paraíba

A iniciativa do dia Dia D de coleta de DNA tem como objetivo ampliar o banco de perfis genéticos e contribuir para as investigações

A Polícia Civil da Paraíba participa, no próximo dia 26 de agosto, do Dia D da mobilização nacional para coleta de material genético de familiares de pessoas desaparecidas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o banco de perfis genéticos e contribuir para as investigações e para a localização e identificação de pessoas desaparecidas.

Na Paraíba, a mobilização será realizada pela Polícia Civil, que disponibilizará pontos de coleta em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos. Familiares de pessoas desaparecidas poderão procurar as unidades da Polícia Civil e os núcleos do Instituto de Polícia Científica (IPC) indicados para realizar a coleta do material genético.

É importante ressaltar que os familiares podem procurar qualquer um dos núcleos ou delegacias, independentemente do local do desaparecimento da vítima.

A medida integra uma política permanente de investigação e localização de pessoas desaparecidas no estado. A Polícia Civil da Paraíba possui uma portaria interna que estabelece que, nos casos em que uma pessoa permaneça desaparecida por mais de 30 dias, deve ser realizada a coleta de material genético de familiares, como forma de contribuir para o trabalho investigativo e ampliar as possibilidades de localização e identificação.

Dia D de DNA

O procedimento é simples e realizado por profissionais especializados. O material genético coletado é utilizado para subsidiar as investigações e possibilitar o cruzamento de informações genéticas com materiais eventualmente obtidos no curso das buscas.

A Paraíba também se destaca nacionalmente pelos índices de localização de pessoas desaparecidas. De acordo com levantamento da Diretoria de Estatística (DIEST) da Polícia Civil da Paraíba, o estado alcança aproximadamente 90% de localização dos casos registrados.

O resultado é fruto de um trabalho integrado que envolve a busca ativa promovida pela DIEST, além da atuação investigativa das delegacias e dos núcleos de homicídios distribuídos pelo estado. A integração entre levantamento de informações, trabalho de campo, investigação policial e utilização de ferramentas de identificação tem sido fundamental para ampliar as possibilidades de localização e oferecer respostas às famílias.

A Polícia Civil reforça a importância da participação dos familiares de pessoas desaparecidas na mobilização do dia 26. A coleta do material genético representa mais uma ferramenta à disposição das forças de segurança para auxiliar nas investigações e aumentar as chances de localização e identificação das vítimas.

Locais do Dia D da mobilização

JOÃO PESSOA

Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

Cidade da Polícia Civil, bairro do Geisel

Telefones: (83) 3218-5319

Instituto de Polícia Científica (IPC)

Rua Antônio Teotônio, s/n – Cristo

Telefone: (83) 3218-5200

CAMPINA GRANDE

Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

Cidade da Polícia Civil, bairro do Catolé

Telefones: (83) 3310-9302

Instituto de Polícia Científica (IPC)

Rod. Gov. Antonio Mariz, S/N – Malvinas

Telefone: (83) 3310-9460

GUARABIRA

Delegacia Seccional de Guarabira

Rua Lodônio Bulhões, nº 36, Bela Vista

Telefone: (83) 3271-2971

Instituto de Polícia Científica (IPC)

Rua Projetada, 19 – Mutirão

Telefone: (83) 3271-6735

PATOS

Delegacia Seccional de Patos

Rua Moacir Leitão, nº 922, Belo Horizonte

Telefone: (83) 3423-2553

Instituto de Polícia Científica (IPC)

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 38 – Centro

Telefone: (83) 3423-3634

CAJAZEIRAS

Delegacia Seccional de Cajazeiras

Rodovia Transamazônica, S/N

Telefone: (83) 3531-2948

Instituto de Polícia Científica (IPC)

PB 400 – Loteamento Boavista

Telefone: (83) 2143-0672

ClickPB

 

Compartilhe: