Paraíba

Para se ter uma ideia de quanto o clima ficará seco, o Deserto do Saara (África) apresenta média de umidade entre 14% e 20%.

O problema da baixa umidade do ar e clima seco que vem assolando o interior da Paraíba nos últimos dias ficou ainda mais preocupante. Enquanto nos últimos dias, a umidade relativa do ar atingia entre 20% e 30 % , hoje deve atingir 12%. Para se ter uma ideia, o Deserto do Saara (África) apresenta média de umidade entre 14% e 20%.

Existem no momentos dois alertas de baixa umidade válidos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo um da cor amarela e outro laranja.

Nas áreas afetadas pelos alertas de cor amarela, a umidade relativa do ar estará variando entre 30% e 20% até às 21h de hoje. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Nas áreas afetadas pelos alertas de cor laranja umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Há maior risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Cidades sob alerta laranja na Paraíba

Bom Jesus

Bonito de Santa Fé

Cachoeira dos Índios

Cajazeiras

Conceição

Ibiara

Monte Horebe

Santa Inês

Santana de Mangueira

São José de Piranhas

Todas as áreas com alerta laranja de clima seco

Sul Cearense, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, São Francisco Pernambucano, Oriental do Tocantins, Centro-Norte Piauiense, Sul Maranhense, Sudoeste Piauiense, Leste Goiano, Extremo Oeste Baiano, Centro-Sul Cearense, Sertão Pernambucano, Noroeste de Minas, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano, Sertão Paraibano, Norte de Minas, Centro Sul Baiano e Norte Goiano.

Cidades sob alerta amarelo

Água Branca

Aguiar

Alcantil

Algodão de Jandaíra

Amparo

Aparecida

Areia de Baraúnas

Assunção

Baraúna

Barra de Santana

Barra de Santa Rosa

Barra de São Miguel

Belém do Brejo do Cruz

Bernardino Batista

Boa Ventura

Boa Vista

Bom Jesus

Bom Sucesso

Bonito de Santa Fé

Boqueirão

Brejo do Cruz

Brejo dos Santos

Cabaceiras

Cachoeira dos Índios

Cacimba de Areia

Cacimbas

Cajazeiras

Cajazeirinhas

Camalaú

Campina Grande

Caraúbas

Carrapateira

Catingueira

Catolé do Rocha

Caturité

Conceição

Condado

Congo

Coremas

Coxixola

Cubati

Cuité

Curral Velho

Desterro

Diamante

Emas

Frei Martinho

Gurjão

Ibiara

Igaracy

Imaculada

Itaporanga

Jericó

Joca Claudino

Juazeirinho

Junco do Seridó

Juru

Lagoa

Lastro

Livramento

Mãe d’Água

Malta

Manaíra

Marizópolis

Mato Grosso

Maturéia

Monte Horebe

Monteiro

Nazarezinho

Nova Floresta

Nova Olinda

Nova Palmeira

Olho d’Água

Olivedos

Ouro Velho

Parari

Passagem

Patos

Paulista

Pedra Branca

Pedra Lavrada

Piancó

Picuí

Pocinhos

Poço Dantas

Poço de José de Moura

Pombal

Prata

Princesa Isabel

Puxinanã

Queimadas

Quixaba

Riacho de Santo Antônio

Riacho dos Cavalos

Salgadinho

Santa Cecília

Santa Cruz

Santa Helena

Santa Inês

Santa Luzia

Santana de Mangueira

Santana dos Garrotes

Santa Teresinha

Santo André

São Bentinho

São Bento

São Domingos

São Domingos do Cariri

São Francisco

São João do Cariri

São João do Rio do Peixe

São João do Tigre

São José da Lagoa Tapada

São José de Caiana

São José de Espinharas

São José de Piranhas

São José de Princesa

São José do Bonfim

São José do Brejo do Cruz

São José do Sabugi

São José dos Cordeiros

São Mamede

São Sebastião do Umbuzeiro

São Vicente do Seridó

Serra Branca

Serra Grande

Soledade

Sossêgo

Sousa

Sumé

Taperoá

Tavares

Teixeira

Tenório

Triunfo

Uiraúna

Várzea

Vieirópolis

Vista Serrana

Zabelê

Todas as áreas com alerta amarelo de clima seco

Leste Goiano, Sul Cearense, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Ocidental do Tocantins, Central Potiguar, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, Oeste Potiguar, Nordeste Baiano, Sertão Pernambucano, Leste Maranhense, São Francisco Pernambucano, Centro-Norte Piauiense, Sudeste Paraense, Nordeste Mato-grossense, Sertão Alagoano, Sertão Paraibano, Agreste Pernambucano, Norte de Minas, Noroeste Cearense, Borborema, Agreste Paraibano, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Sudoeste Paraense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Jaguaribe, Sudoeste Piauiense, Centro Norte Baiano, Centro Goiano, Extremo Oeste Baiano, Centro-Sul Cearense, Noroeste Goiano, Noroeste de Minas, Centro Maranhense, Norte Piauiense, Distrito Federal, Central Mineira, Agreste Alagoano, Agreste Potiguar, Norte Cearense, Sertão Sergipano, Norte Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Vale do Mucuri.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tempo seco e a saúde

O tempo seco pode trazer uma série de riscos à saúde e ao bem-estar, especialmente em períodos prolongados. Entre os principais problemas estão a desidratação, problemas respiratórios, irritação nos olhos, pele ressecada e aumento do risco de doenças infecciosas. Para minimizar esses riscos, é fundamental tomar alguns cuidados específicos.

A desidratação é uma das principais preocupações durante o tempo seco. A baixa umidade do ar faz com que o corpo perca mais água, aumentando a necessidade de ingestão de líquidos. Portanto, é crucial beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, e evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína, que podem contribuir para a desidratação no clima seco.

Os problemas respiratórios também são comuns em climas secos. A umidade baixa pode ressecar as vias aéreas, agravando condições como asma, bronquite e rinite alérgica. Utilizar umidificadores de ar em ambientes fechados pode ajudar a manter a umidade adequada, além de evitar a exposição a poluentes e alérgenos, como poeira e fumaça.

A pele e os olhos também sofrem com o tempo seco. A pele pode ficar ressecada e irritada, aumentando o risco de dermatites e rachaduras. Para prevenir esses problemas, é recomendável usar hidratantes e evitar banhos muito quentes e demorados, que removem a camada de proteção natural da pele. Para os olhos, o uso de colírios lubrificantes pode aliviar a sensação de ressecamento e irritação.

Outro cuidado importante no tempo seco é com o aumento do risco de doenças infecciosas. A baixa umidade pode facilitar a transmissão de vírus e bactérias, já que as mucosas ressecadas são menos eficazes na defesa contra esses agentes. Manter a higiene das mãos, evitar locais muito aglomerados e reforçar a limpeza de superfícies podem ajudar a prevenir infecções.

ClickPB

Compartilhe: