
A Polícia Militar iniciou na manhã de hoje (1), o embarque dos mais de 6 mil policiais que irão reforçar a segurança das eleições no interior da Paraíba, cujo turno acontece domingo (3).

O embarque começou às 8h15, no pátio da Diretoria de Educação e Cultural (O antigo Centro de Educação da PM, em Mangabeira).
No local, a tropa entrou em forma, escuta as orientações das autoridades e em seguida os policiais embarcam nos ônibus para as respectivas cidades que vão trabalhar. São aproximadamente 6.200 policiais militares que atuarão diretamente na operação Eleições 2026, que inclui ações eleitorais, mas operacionais também.

Durante a operação deverá ser usado todo um aparato de tecnologia e inteligência para auxiliar o policiamento.
As cidades de Bayeux, Itabaiana e Piancó estão tendo uma atenção a mais por causa de problemas registrados anteriormente. Nesses municípios o reforço já começou desde a semana passada.
A alta corte do TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) esteve presente na solenidade de embarque das tropas.

A Paraíba não está entre os estados que terão apoio de tropas federais no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026.
Ações policiais na Paraíba
A Justiça Eleitoral da Paraíba realizou diversas reuniões scom representantes das forças de Segurança do Estado para acompanhamento do panorama da segurança para as eleições de 2026. Os encontros, que ocorreram a portas fechadas, aconteceu na sala da Presidência do edifício-sede, na Capital.

Nas reuniões além de colher uma avaliação da conjuntura da segurança para as eleições de 2026 e das providências que vinham sendo adotadas por cada um dos participantes.
O Plano de Segurança das Eleições 2026, foi desenvolvido pelo TRE-PB para garantir uma atuação preventiva, integrada e coordenada durante o pleito. O planejamento considerou a dimensão das eleições no estado, que terá 3.247.397 de eleitores distribuídos por 223 municípios, 68 Zonas Eleitorais, 1.843 Locais de Votação e 10.823 Seções Eleitorais. Atualmente, o projeto se encontra na etapa de execução das estratégias de segurança do pleito nesta reta final.

ClickPB
