
A prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Motta, participou, nesta terça-feira (27), de um evento sobre inclusão e acessibilidade na ECI Maria de Lourdes Meira, no município. A programação reuniu profissionais da educação e representantes institucionais e destacou a abertura da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da importância de ações voltadas à promoção da equidade e ao desenvolvimento dos estudantes.

Durante o encontro, a prefeita ressaltou a relevância da iniciativa para a ampliação do conhecimento dos alunos, parabenizou o palestrante Washington Junior Linhares e agradeceu aos presentes pelo apoio à causa da educação inclusiva.
Como gesto simbólico de agradecimento e parceria, Rosalba Motta entregou ao palestrante uma blusa da ECI Maria de Lourdes Meira estampada com a frase “Todos juntos por uma Educação Inclusiva”.

A programação teve início com uma palestra ministrada por Washington Junior Linhares, que compartilhou sua trajetória de vida e abordou as leis vigentes relacionadas à acessibilidade.
Na ocasião, a psicopedagoga do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Elaine Nicacio, destacou a importância da abertura da nova sala na instituição. Segundo ela, o espaço representa um avanço na promoção da equidade no ambiente escolar, ao contribuir para a eliminação de barreiras e favorecer o desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades.

O diretor da instituição, Heberte dos Santos, reforçou o compromisso da escola com a inclusão e destacou o papel da gestão escolar na construção de práticas que acolham a diversidade. Ele enfatizou a importância da união de toda a equipe pedagógica e assegurou que a instituição continuará investindo em ações estruturais para garantir o pleno desenvolvimento dos estudantes.
A gerente da 6ª Regional de Ensino, Genilúcia Medeiros, também participou da programação e ressaltou a contribuição pedagógica das salas de recursos multifuncionais. Na ocasião, destacou ainda o trabalho desenvolvido pela psicopedagoga Elaine Nicacio.

O evento contou também com a participação de outros representantes e profissionais da educação, que compartilharam depoimentos e reforçaram a importância do trabalho coletivo para a construção de uma escola mais acolhedora. Os pais do palestrante Washington Junior também estiveram presentes.
Ao final da programação, a prefeita Rosalba Motta voltou a destacar a importância do momento para os estudantes, parabenizou Washington Junior pelo conhecimento compartilhado e agradeceu a todos os participantes pelo apoio à causa da inclusão.

Assessoria
