Ao todo, 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são referência em cada zona da cidade, atenderão as pessoas que fazem parte dos públicos-alvo da campanha nacional de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde também estará aberta e com uma equipe de prontidão para realizar a vacina.
De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Patos (PB), neste ano o objetivo é vacinar cerca de 28 mil pessoas. Até o momento, 2.300 foram imunizadas.
A vacinação segue até o dia 31 de maio para todos os públicos. Durante a campanha ainda está sendo feita a atualização da Caderneta de Vacinação.
Em Patos, a vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para se vacinar, as pessoas devem levar suas carteiras de vacinação. Pacientes crônicos podem apresentar a Carteirinha Verde ou receita médica declarando o uso de medicamento contínuo.
As puérperas, carteirinha de vacinação ou certidão de nascimento do bebê. Já os trabalhadores da saúde devem estar munidos de crachá ou carteira do Conselho Profissional da sua categoria. Já os professores devem apresentar a folha de pagamento ou declaração de que atuam em sala de aula.
- De 07h às 17h, nas unidades de saúde:
UBS Ministro Ernani Sátyro
UBS Horácio Nóbrega
UBS Rita Palmeira
UBS Aderban Martins
UBS Geraldo Carvalho
UBS Maria Marques
UBS Bivar Olinto
UBS Conjunto Itatiunga
UBS Dircê Xavier
Secretaria Municipal de Saúde:
- Das 07h às 17h
A vacina da gripe é trivalente e protege contra dois tipos de vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra um da linhagem B. Como a vacina foi novamente atualizada, o Ministério da Saúde alerta as pessoas que pertencem aos grupos selecionados que, mesmo já tendo se vacinado em campanhas anteriores, deverão voltar a se imunizar neste ano. A vacina é segura e produzida com o vírus inativado, ou seja, não causa a doença.
Pessoas com mais de 60 anos
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes
Mães no pós-parto (até 45 dias)
Pessoas com necessidades especiais
Doentes crônicos
Professores
Profissionais de saúde
Povos indígenas
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Profissionais das forças de segurança e salvamento
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Coordecom