No último sábado (1) aconteceu, no ginásio das FIP, o Festival de Quadrilha Regional em Patos, realizado pela Associação de Quadrilhas Juninas (AQJP) com apoio da Prefeitura Municipal de Patos através da Fundação Cultural (FUNDAP).
Diversas autoridades do município estiveram prestigiando o evento, como o prefeito Sales Júnior e o presidente da FUNDAP, Marcelo Lima, além da presidente da Câmara Municipal, Tide Eduardo, o vereador Cambirota e o Dep. Estadual Dr Érico Djan, que falaram da importância da valorização da cultura nordestina.
Foram recebidas sete quadrilhas juninas da região, sendo três de Patos, caracterizando uma noite de dança junina e de espetáculo.
Foi com imensa satisfação que a Fundação recebeu esse momento cultural vivido no município", disse Marcelo ao falar sobre as comemorações juninas típicas deste período.
O prefeito Sales Júnior aproveitou o momento para citar o prazer em ter a oportunidade de prestigiar este festival e está apoiando este evento tão rico de cultura regional.
É o que temos de valor se tratando de cultura nordestina, é a tradição da nossa região e qualquer investimento que você faz para promover eventos juninos onde envolve a nossa cultura. É importante para a população”, disse.
O presidente da Associação das Quadrilhas Juninas de Patos, Judas Tadeu considera que concursos de quadrilhas juninas reforçam a cultura, o turismo e o lazer no município e ainda funcionam como gerador de renda para famílias que aproveitam o evento para comercializar alimentos e outros produtos.
Vamos trabalhar sempre para valorização de uma das maiores manifestações populares da cultura nordestina, junto ao tradicional São João Cultural de Patos”, destaca Tadeu.
É fundamental a importância à valorização da cultura local que está enraizada na nossa sociedade que leva a cultura nordestina que tem valor significativo. Hoje com sete quadrilhas mostra que o evento vem aumentando, mostrando a importância em Patos da AQJP na realização do evento em parceria com a FUNDAP, trazendo um olhar diferenciado principalmente para cultura regional que aqui desenvolve”, disse o deputado estadual, Dr Érico que esteve presente no evento.
O primeiro, segundo e terceiro lugar ficou para as quadrilhas patoenses: Sertaneja Boi Seca, Pé de Moleque e Explosão Patoense, elevando cada vez mais a cultura nordestina, e mostrando o que Patos tem de melhor e classificando os duas primeiras colocações para a próxima etapa que acontecerá em Santa Rita, nos dias 18 e 20. A quadrilha Pé de Moleque também conquistou a primeira colocação nos quesitos: Rainha, Noivos e melhor Casal Junino.
Coordecom