Patos

Em um levantamento feito junto as secretarias municipais de saúde dos municípios de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, foi constatado que apenas a capital do Sertão não iniciou a vacinação do público sem comorbidades até o momento. Apenas pessoas com comorbidades acima de 30 anos seguem sendo imunizadas no município dentro dos grupos prioritários que, a partir desta quarta-feira (9), será o dos professores.

De acordo com o painel de vacinação, do governo do estado, com base na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Patos vacinou, até esta terça-feira (8), 16,09% da população. A meta é imunizar 76,91%. 20.616 aplicações da primeira dose e 13.894 na segunda dose, totalizando, 34.510 doses aplicadas até agora.

Em contato, por telefone, com a produção de jornalismo do Portal TV Sol, a secretaria de saúde do município informou que as doses que sobraram da imunização dos grupos prioritários são insuficientes para vacinar a população em geral. No entanto, segundo o gerente de vigilância epidemiológica e saúde de Patos, Laerth Júnior, todas as doses que chegam ao município são rapidamente aplicadas no braço dos patoenses.

Enquanto isso, em Pombal a vacinação avança para pessoas sem comorbidades acima dos 57 anos. Além desse grupo, estão sendo imunizados, também, trabalhadores da educação, garis, apenados, funcionários do sistema prisional, gestantes, mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias e puérperas.

Já em Sousa, na tarde desta terça-feira (8), foi iniciada a imunização de pessoas com 56 e 57 anos sem comorbidades. Além desse grupo, pessoas acima de 18 anos com algum tipo de comorbidades continuam sendo imunizadas.

Em Cajazeiras, pessoas acima de 55 anos sem comorbidades já estão sendo vacinadas, além de deficientes, gestantes, puérperas, profissionais da educação, garis, pessoas em situação de rua, apenados e funcionários do sistema prisional.

Em Campina Grande, a prefeitura lançou um site para que a população em geral possa realizar um pré-cadastro e agendar a data e local para receber a vacina.

Ainda, conforme o painel da vacinação, até esta terça-feira, 1.920.820 doses das vacinas contra a Covid-19 foram repassadas pelo Ministério da Saúde para a Secretária de Estado da Saúde da Paraíba. Desse total, 1.907.680 foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos. O total de doses aplicadas no braço dos paraibanos já chega a 1.367.692 doses, sendo 915.240 da primeira dose e 452.452 da segunda.

Compartilhe: