O “Doutores Sorriso”, projeto de extensão de um Centro Universitário de Patos, está completando 15 anos. A iniciativa, que começou em 2007, com a professora Dra. Diracy de Araújo Vieira, do curso de fisioterapia, antes era destinada apenas aos estudantes universitários da área da saúde, mas hoje alunos de diversas áreas do conhecimento da instituição também participam.
Durante mais de 10 anos o projeto teve um grande número de alunos participantes de diferentes cursos da instituição, mas estava voltado para a área da saúde. Com o passar do tempo foram aceitos alunos de outros cursos e, atualmente, estamos tendo alunos de enfermagem, medicina, fisioterapia, psicologia e outras áreas como direito e engenharia civil”, explicou Pierre Gonçalves, coordenador do projeto.
Um dos principais objetivos do projeto é levar alegria e conforto a crianças, adultos e idosos, que se encontram em hospitais, asilos, abrigos e outras instituições. Para isso, os futuros profissionais se caracterizam de palhaços, se vestem com muita cor, incorporam personagens e oferecem injeções de ânimo e doses de bom humor.
Nossa proposta é trabalhar com o potencial transformador do riso e da alegria como estímulos para a capacitação de alunos na perspectiva da humanização e da empatia”, enfatiza o professor Pierre Gonçalves.
De acordo com o psicólogo e coordenador do projeto de extensão, a ação traz impactos positivos para todos os envolvidos.
O objetivo é amplo e envolve tanto transformar o ambiente hospitalar e de acolhimento, bem como a mentalidade dos alunos e profissionais da área de que esse espaço pode e deve ser mais humanizado. Além disso, conseguimos também aprofundar as questões que envolvem as práticas dos futuros profissionais de saúde para que assim eles estejam mais comprometidos tanto do ponto de vista ético, como humanista, na relação com os sujeitos tanto em situação de vulnerabilidade, por conta da hospitalização, como também por se encontrar em acolhimento em alguma instituição”, pontuou Pierre.
Em uma década e meia de existência, as atividades do Doutores Sorriso foram suspensas com o agravamento da pandemia da Covid-19, mas retomadas nesse segundo semestre de 2022.
Em março de 2020 tivemos o início da pandemia da Covid 19 e então nossas atividades passaram a ser online. Não eram possíveis as visitas, mas realizamos as reuniões semanais. Com o agravamento da pandemia e o isolamento social as atividades foram suspensas e somente agora em agosto de 2022 é que voltamos com as atividades do projeto, tanto as reuniões, quanto as visitas presenciais”, detalhou o coordenador Pierre.
Segundo professor Pierre, o projeto desperta nos acadêmicos e profissionais envolvidos essa forma diferente de cuidar e olhar para o seu semelhante.
É um projeto muito importante para a instituição e também para a comunidade”, finaliza Pierre Gonçalves.
Portal TV Sol