Patos

O Complexo Hospitalar Regional de Patos reativou uma UTI com seis leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. A medida foi confirmada nesta sexta-feira (2) pelo diretor da unidade, Francisco Guedes. Nenhum paciente encontra-se internado até o momento.

A reativação do setor acompanha o aumento de casos de contaminação com a nova variante de Covid-19, identificado em todo estado. 

Infelizmente nós estamos retornando a vivenciar um cenário que já alerta para uma preocupação em luz vermelha com relação a contaminação dessa nova variante da Covid em todo o nosso território”, enfatizou Francisco.

Também serão reabertos leitos de enfermaria para tratamento da doença, mas isso deve acontecer somente na próxima semana.

Os leitos de enfermaria nós ainda não conseguimos desospitalizar os pacientes. Os médicos estão todos mobilizados para brevemente a gente ter também leitos de enfermaria voltados para o atendimento covid”, explicou o diretor.

Com a medida, todos os serviços eletivos estão suspensos.

Estão sendo cancelados e suspensos temporariamente todos os serviços eletivos, de um simples raio-x a uma cirurgia eletiva de hérnia ou vesícula. Isso é visando a proteção de todos os pacientes, acompanhantes e profissionais. Exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e tomografia serão realizados apenas nos pacientes internos, assim como em paciente da urgência e emergência, pacientes oncológicos e pacientes ortopédicos. Todo pedido eletivo está temporariamente suspenso”, enfatizou Francisco Guedes.

O diretor alerta para os cuidados e pede que as pessoas se protejam.

A população precisa completar os esquemas vacinais, como também voltar a usar máscara em ambiente fechado. Nós teremos várias confraternizações de final de ano, várias mobilizações em ambientes fechados e as pessoas precisam se proteger, pois os serviços de saúde tem vagas finitas e não infinita. Uma pandemia dura em média cinco anos, então por mais que ela se estabilize, nós vamos estar sempre aí com ela ao nosso derredor e precisamos nos proteger. O uso de máscara é uma ferramenta extremamente importante de proteção individual e coletiva".

Portal TV Sol

Compartilhe: