Patos

O teste de triagem neonatal, conhecido como Teste do Pezinho, é o exame feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, com o objetivo de detectar doenças e possibilitar a intervenção precoce a fim de evitar maiores sequelas nas crianças.

A técnica de enfermagem, Dilma Moreira, da unidade básica de saúde Maria Marques, localizada no bairro Jatobá, ressalta que o período ideal para realizar a coleta do teste do pezinho é do 3º ao 5º dia de vida do recém-nascido.

As mães vindo fazer nesse tempo ideal têm mais chances de descobrir as doenças mais detectadas no teste do pezinho. Por isso eu faço um apelo aos agentes de saúde, para que orientem que o teste seja feito no tempo ideal”, enfatiza.

Dilma ainda frisou que as doenças neurológicas são as mais comuns no diagnóstico do teste do pezinho. E reforça que o diagnóstico precoce possibilita um tratamento eficaz, desde que seja feito no tempo ideal, do 3º ao 5º dia de vida.

Na UBS Maria Marques, o teste do pezinho acontece de segunda a sexta, das 7h às 11h. O encaminhamento é feito pelo profissional de enfermagem e agente comunitário de saúde, para que os pais não ultrapassem o período ideal.

Na cidade de Patos-PB, a Secretaria Municipal de Saúde realiza os exames nas unidades básicas de saúde: UBS Verônica Vieira (Belo Horizonte), UBS Rita Palmeira (na lateral do Milindra 8, na Bela Vista), UBS Maria Marques (Jatobá), UBS Horácio Nóbrega (ao lado do SAMU, no São Sebastião), UBS Ministro Ernani Sátiro (de frente a entrada de São José de Espinharas, no contorno da BR-230), UBS Rosinha Xavier (Rua Prado, vizinho a antiga sede dos Bombeiros), e nas UBS Sebastiana Xavier e José de Oliveira Pio, ambas situadas no bairro Bivar Olinto.

 Coordecom

Compartilhe: