Patos

Imagem ilustrativa

Um dos golpes mais aplicados no mercado de compra e venda de carros usados: o golpe do falso intermediário. A ação consiste no criminoso enganar duas pessoas utilizando dois argumentos diferentes, um para cada vítima, e a maioria consegue que uma não converse com a outra sobre o meio de pagamento e o valor a ser tratado.

Em Patos, uma mulher que prefere não se identificar relatou a redação do Portal TV Sol como caiu nesse golpe em dezembro do ano passado.

Fiz um anúncio na OLX de venda do meu carro. Uma mulher chamada Mariana se interessou. Passei o número do meu whatsapp, mas quem falou comigo já foi um homem. Muito educado, gentil, com um a foto de uma criança para passar uma imagem família e não quis nem negociar o valor que eu estava pedindo no veículo.  No início até achei estranho. Disse a mim que era vendedor de carros e que um cliente dele vinha ver o veículo, mas me disse que eu não falasse o valor do carro e nem que eu estava vendendo a ele”, conta a vítima.

O que ela não sabia é que estava negociando com um falso intermediário. O golpe corresponde basicamente no criminoso buscar am anúncio verdadeiro em um site de vendas de veículos de grande acesso. Então, ele começa a conversar com o proprietário desse veículo, e o (a) proprietário (a), sem perceber, se torna a primeira vítima. Foi o que aconteceu com essa patoense. Com o anúncio clonado, o criminoso entrou em ação.

 O cara (a segunda vítima) viu um anúncio no facebook e não me disse nada que o valor era muito abaixo do mercado. O homem quis o carro e transferiu o dinheiro para o golpista. Eu passei o recibo e ele (o falso vendedor) não passou o dinheiro pra mim”.

Sem ver o dinheiro na sua própria conta, a dona do carro se recusou a entregar veículo. Foi aí que  perceberam que tinham caído em um golpe. Sem citar nome, ela conta como foi a reação do comprador do veículo.

Fomos à delegacia e o cara, que era o comprador do carro, me ameaçou. Fui obrigada dentro da delegacia a fazer uma transferência de R$ 15 mil reais. Ele disse se eu não desse metade do dinheiro que ele transferiu para o falso intermediário eu não sairia no carro e me mataria”.

Mesmo a polícia acionada e boletim de ocorrência feito, o golpista deixou prejuízos, tanto financeiro, já que nenhum valor foi recuperado, como emocional na vítima.

“Desde esse dia estou doente, fiquei depressiva e triste. Esses casos devem investigados. Sabe lá quantos trabalhadores já caíram nesse golpe. A polícia precisa dar mais atenção a esse tipo de crime, pois no meu caso não deram importância mesmo vendo toda aquela situação”, relatou a mulher.

Portal TV Sol

 

Compartilhe: