O delegado seccional Paulo Ênio Rabelo concedeu entrevista exclusiva à TV Sol e fez um balanço do trabalho realizado em um ano à frente da 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (15ª DSPC), que é sediada em Patos. Antes da chegada da autoridade policial já citada, a capital do Sertão registrou aumento nos casos de homicídios e tentativas de assassinatos.
“No início de 2022 os números dos crimes violentos, principalmente homicídios, aqui na região de Patos estão meio que fora do controle. Isso, depois de um trabalho em conjunto, principalmente com a Polícia Militar e com as modificações que nós implementamos junto a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos, qualificando cada vez mais a equipe e fazendo um trabalho de inteligência policial em conjunto também com o Poder Judiciário e o Ministério Público”, explicou.
As mudanças e ações adotadas pelo delegado trouxeram resultados ainda no primeiro semestre de 2022.
“Nós conseguimos, no primeiro momento, segurar aquela alta. Já no segundo semestre, a gente já conseguiu reduzir bastante, fechando o ano bem abaixo do que a previsão se desenhava naquela oportunidade”, destacou.
Os números de crimes violentos seguiram em declínio neste ano de 2023.
“Já nos primeiro 60 dias, janeiro e fevereiro, a gente já evidencia que realmente há uma redução bastante significativa. Isso mostra que de maneira permanente há uma situação de controle. É claro que cada vida é importante e as prisões elas vão continuar ocorrendo”, disse.
Ainda de acordo com o seccional, no segundo semestre de 2022, a região de Patos foi a que mais apresentou redução no número de crimes violentos dentre as 24 áreas seccionais da Paraíba.
Assista a entrevista completa:
Por Geverton Martins/Portal TV Sol