Patos

O sistema elétrico do Sertão tem recebido, este ano, investimentos importantes na modernização da rede, novas tecnologias, obras, aumento de equipes técnicas, manutenções preventivas, entre outras melhorias que, juntas, somam cerca de R$100 milhões.

Quem explica algumas dessas ações e a importância das melhorias é o Gerente de Operações da Energisa, Felipe Costa, que esteve semana passada em Patos e concedeu entrevista a equipe de reportagem da TV Sol.

Esse ano a gente vem com um plano de investimentos bastante intensificado. A gente estima investir aqui na região do Oeste, Sertão, Alto sertão, por volta de R$ 100 milhões de reais. Esses 100 milhões serão alocados em reforço de rede, construção de novas redes, por exemplo, só na distribuição serão 75 km de rede nova que a gente vai construir. Mas não passa só por aí. Por exemplo, a gente acabou de inaugurar uma linha de transmissão interligando Cajazeiras e São Gonçalo que beneficiará não só essas duas cidades, mas toda a região que ela faz parte do eixo de transferência e interligação de cargas. Temos outros investimentos em equipamentos de religamento automático, são os religadores que a gente chama, 36 novos religadores, esses equipamentos permitem recomposição automática e transferência de cargas entre cidades, localidades. Tudo isso são ações que visam otimizar o tempo de recomposição para o caso de falta de energia”, detalha Felipe.

Felipe destaca que o Sertão é a região do estado mais atingida por raios e fala do monitoramento do clima feito pela empresa para prevê chuvas e descargas e assim minimizar os impactos desses fenômenos, além do plano de manutenção preventiva e reforço das equipes para atender as ocorrências.

Esse já ano caíram na Paraíba aproximadamente 70 mil raios e 80% deles aqui foram na região do Sertão, um volume bastante significativo. Como é que a gente sabe isso? A gente tem em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) algumas ferramentas de monitoramento em tempo real das condições climáticas e também com previsão, então a gente consegue ter, com alguma antecedência, a tendência do que vai acontecer com chuvas e descargas atmosféricas e conseguimos remanejar mão de obra para que a gente esteja preparado para quando qualquer coisa aconteça. Nessa última semana a gente reforçou aproximadamente 90 profissionais aqui na região, pois já vimos que ia acontecer um período mais intenso, na verdade desde fevereiro a gente vem sofrendo um pouco com as descargas atmosféricas. Dia 23 de fevereiro, por exemplo, teve 86% mais chuva do que fevereiro de 2022. E a nossa rede é uma rede aérea, que está exposta as intemperes e toda vez que tem chuva muito intensa, com raio e vento, prejudica bastante a nossa operação e isso acontece não só com a Energisa Paraíba, mas com todas as empresas do setor no Brasil inteiro. Mas a gente busca estar preparado com ações ao longo de todo o ano de manutenção. Essas ações passam por inspeções, diariamente temos quantidade grande de pessoas inspecionado a rede. Essas inspeções resultam em ações de manutenção, troca de estrutura, troca de isoladores, cabo, pode de árvores que estão muito próximas à rede. Enfim, uma série de ações em tempo real e tem um batalhão de gente trabalhando nisso”, finaliza.

Portal TV Sol

Compartilhe: