Patos

O balanço de atendimentos no final de semana na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, mostra que, entre as 18h do último dia 26 até a meia noite de domingo (28), 190 pacientes deram entrada na unidade, sendo que 40 delas por causa de sinistros de trânsito.

A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 22 cirurgias, das quais 14 procedimentos de urgência e oito eletivos.

O dia de maior movimento foi o sábado, quando aconteceram 93 atendimentos na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do domingo, quando foram atendidas mais 72 pessoas. Na sexta-feira, entre as 18h e a meia-noite, outros 25 pacientes deram entrada na unidade com demandas diversas.

Das 40 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, a maioria delas, ou seja, 37 pacientes se acidentaram com motocicletas; houve ainda um caso envolvendo automóvel, outro sinistro de atropelamento e outro envolvendo acidente com bicicleta. Três pacientes tiveram que ficar internados para cuidados posteriores devido à gravidade dos ferimentos provocados pelos sinistros de trânsito. Dos pacientes que se envolveram em sinistros de trânsito, 30 eram do sexo masculino e 10 eram mulheres.

Boa parte da demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 22 casos no total, mas, a unidade também atendeu pacientes de Brejo da Cruz, Catingueira, Coremas, Desterro, Emas, Itaporanga, Juru, Matureia, Olho D’água, Santa Luzia, São Bento, São José de Espinharas, São Mamede, Teixeira e Várzea.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor, quedas, torção, mal-estar, hipertensão, dispneia, entre outros motivos.

Das 22 cirurgias realizadas neste final de semana, nove foram ortopédicas, sete geral, três vascular, uma oncológica, outra buco-maxilo e ainda uma cirurgia torácica.

Secom

Compartilhe: