
Em apenas quatro meses o Hospital de Patos já realizou mil procedimentos no setor de hemodinâmica. O serviço começou a funcionar em março desse ano com oferta de cateterismo cardiovascular, angioplastia e endovascular.

A expressiva marca é comemorada pela equipe de profissionais que atuam no serviço como médicos hemodinamicistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, radiologia, cirurgião vascular e fisioterapeutas.
O cardiologista Dr. Luan Martins fala da consolidação do serviço de hemodinâmica no Sertão, do grande investimento em tecnologia e da importância desse auxílio especializado de alta complexidade agora bem mais acessível.

O impacto é real sobre a população do sertão. O sertanejo ia pra João Pessoa, Campina Grande, passava semanas esperando o cateterismo cardíaco, um procedimento de angioplastia, né? Alguns não chegavam a tempo, tinham intercorrências e hoje não, o sertanejo ele consegue vir até Patos transferido através do programa Coração Paraibano de maneira rápida, eficiente para Patos e realiza o procedimento em até 72 horas. Nós temos, por exemplo, pacientes que realizam em até 2 horas. Um dado impressionante é que hoje a hemodinâmica de Patos é a que mais realiza procedimentos de urgência e emergência em relação as outras hemodinâmicas. É a que mais realiza. Em comparação a João Pessoa, Campina Grande, a hemodinâmica de Patos é a que mais realiza urgências e emergências”, destaca o médico.
Nesse primeiro semestre, de março a junho desse ano, o serviço de hemodinâmica realizou 310 atendimentos de urgência e emergência. Em João Pessoa, de janeiro a junho, foram 237 atendimentos e em Campina 220. Isso mostra como o serviço tem feito a diferença no sertão.

Seu José Nildo é a prova disso. Ele passou mal na última sexta-feira (14) e realizou o procedimento de cateterismo no hospital de Patos no mesmo dia.
Eu senti uma dor no peito, um arrocho no peito querendo tomar o fôlego aí eu fui pra UPA, aí cheguei na UPA o médico passou pra fazer um eletro que eu fiz aí ele constatou que estava tendo um infarto e mandou aqui pro hospital regional. Está aí fiz o cateterismo e eu estou aqui esperando só pra ter alta pra ir embora pra casa. Maravilha, aqui é bom demais. A cidade de Patos a região de Patos está tudo de parabéns com esse bom atendimento que está tendo aqui”.

A enfermeira Camila Leite reforça o quanto o serviço que atende pacientes de 89 municípios da 3ª macrorregião tem mudado a vida das pessoas que necessitam dos procedimentos realizados na hemodinâmica.
É um grande avanço pra o sertão paraibano devido a gente ter uma tecnologia avançada pra atender pacientes tanto da cardio intervenção quanto endovascular. Aqui muitas vidas estão sendo salvas e isso ocorre devido toda a equipe a multiprofissional que a gente tem aqui muito comprometida empenhada e além disso há um investimento também, né? Da gestão paraibana em saúde, que é a PB Saúde do Governo do Estado”, reforma a profissional.

A qualidade do atendimento faz parte de um conjunto de esforços para devolver os pacientes aos seus familiares em plenas condições de seguirem com suas histórias de vida.
Muitas pessoas recebem o tratamento padrão ouro através do cateterismo da angioplastia em quadros graves de infarto sai sem nenhuma sequela no coração. Isso pra gente é gratificante pra toda a equipe de saúde é gratificante porque era um vazio assistencial que a gente tinha e hoje não, a tecnologia veio para o sertão, né? Um investimento milionário do governo do estado para trazer pra cá materiais de qualidade. A gente tem por exemplo aqui Stend de última geração. Os mesmos que são utilizados nos melhores hospitais particulares de João Pessoa a gente utiliza aqui em Patos. Graças a Deus os nossos números mostram aí que o impacto realmente é espetacular", finaliza Dr. Luan Martins.

Portal TV Sol


