Tábua de compensado, palito de picolé, peças de máquina de impressora de papel, cola e máquina de solda. Estes são alguns materiais que Denis Barbosa Dantas utiliza para construir brinquedos de parque de diversões. O artista autodidata é de Patos e mora com a mãe no Residencial Itatiunga.
Hoje, aos 33 anos, ele conta que começou cedo e que ia para os parques e observava para executar.
Eu era pequenininho eu ia pros parques de verdade aí eu ficava olhando lá, pesquisando, aí ficava na minha mente aí eu começava a fazer os parques de diversão tudinho. Comecei fazer de pequenininho com oito anos”, conta.
As peças são fabricadas em casa de maneira bem artesanal pelo artista que conta com poucos recursos financeiros.
Os brinquedos são os mais diversos: roda gigante automática, a canoa que vira de cabeça para baixo, enterprise, entre outros.
O trabalho do artista patoense encanta pela riqueza de detalhes e apesar de ser em miniatura todos funcionam de verdade.
O sonho de Denis é poder comercializar sua arte, mas ele conta que a dificuldade de comprar material é grande e muitas vezes as peças ficam inacabadas pela falta de dinheiro para concluir.
Para vender é, eu queria para poder começar a produzir mais e ter uma renda extra. Queria receber encomendas”.
Denis está com algumas peças em produção, mas falta tinta, cola e outros materiais para deixar tudo pronto.
Os materiais que eu tinha já acabou e é muito caro. Aí em tenho que esperar entrar um dinheirinho pra eu comprar. Tinta, cola, solda e fio estão faltando pra terminar o resto", detalha o artista.
Tudo nas mãos do artista pode se transformar em uma peça de diversão lúdica e até mesmo decorativa.
eu gosto de fazer, eu gosto do que eu faço", conclui.
Portal TV Sol