Patos

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou, na manhã desta segunda-feira (5) a primeira Escola em Tempo Integral do município voltada para os alunos dos Anos Finais, ou seja, do 6º ao 9º ano. A EMEF Zefinha Mota, localizada no bairro Sete Casas, passou do modelo convencional para o integral com lançamento durante a abertura do ano letivo 2024.

Com isso a prefeitura garante educação com as crianças passando o dia inteiro na escola, com três refeições, fardamento escolar, e pedagógico sem precisar pagar nada. Vamos garantir que essas crianças, passando o dia na escola, possam se envolver com atividades boas, com educação, com reforço escolar, com atividades esportivas, enfim, fazendo com que tenham uma convivência melhor e foquem, verdadeiramente, no que é importante”, afirmou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

Ao todo, 133 alunos passarão a ter aulas das 7h às 17h, com direito a três refeições, material didático, fardamento e transporte escolar, todos gratuitamente. Além disso, a grade comum curricular de disciplinas foi mantida (Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências humanas e da natureza, ensino religioso, arte e educação física), havendo a inclusão das disciplinas eletivas como a do ‘projeto de vida’ que tem como objetivo promover o autoconhecimento, quais atividades o estudante tem interesse e o planejamento para o futuro.

Com a transformação da EMEF Zefinha Mota em Escola em Tempo Integral, Patos passou a contar com quatro escolas nesse modelo, incluindo as três voltadas aos Anos Iniciais (CIEP IV Alfredo Lustosa e Ageu de Castro, no Alto da Tubiba; EMEF Antônio Guedes dos Santos, no Mutirão; EMEF Nina Nóbrega, no Sítio Campo Comprido).

Para a dona de casa, Robervânia de Andrade Gomes, mãe do Luan, aluno do 6º ano da escola, a transformação da EMEF Zefinha Mota em Integral, beneficiará diretamente o alunado visto que, quanto mais volume de ensino, mais conhecimento; algo que, segundo ela, não lhe foi possível em sua infância.

No meu tempo, não tinha isso. O meu pai não deixava estudar. Era somente roça. Trabalho e trabalho! Eu quero o melhor para o meu filho, já que, no meu tempo, eu não tive. Quero que ele estude, seja bom aluno e bom filho para que amanhã ou depois, me dá mais orgulho”, contou.

A secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro, enfatizou, também, que a Prefeitura de Patos garante, desde o primeiro dia de aula, a estrutura necessária para que nenhum aluno fique fora da sala de aula.

A Prefeitura Municipal de Patos garante, já desde os primeiros dias de aula, merenda escolar de qualidade, fardamento, material didático para toda a rede e transporte escolar. Este será um ano letivo de muito aprendizado”, destacou, Adriana.

A solenidade de abertura do ano letivo em toda a rede municipal e lançamento da nova Escola em Tempo Integral aconteceu na quadra poliesportiva da EMEF Zefinha Mota e contou com as presenças do corpo docente, pedagógico e direção da escola, alunos, pais, da coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Maria das Lágrimas Minervino, da secretária de Educação, Adriana Carneiro, do prefeito Nabor Wanderley e do vice-prefeito, Jacob Souto. Até o início de março, o município ganhará mais uma Escola em Tempo Integral para os Anos Finais. O anúncio deverá ser feito em breve.

Secom Patos

Compartilhe: