Se as eleições em Patos, no sertão paraibano, fossem hoje, o prefeito e candidato à reeleição, Nabor Wanderley (Republicanos), venceria a disputa com 66,7% dos votos. Ele lidera a pesquisa estimulada realizada pela Opinião, contratada pela Rede Mais e divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Portal MaisPB.
De acordo com o levantamento, o ex-juiz Ramonilson Alves (PSDB) aparece em segundo lugar, com 14,9% da preferência do eleitorado patoense, seguido do Professor Edileudo (PT), quem tem 2,7%, e Aline Leite (UP), com 0,7%.
Branco, nulo ou nenhum são 6,9% do eleitorado de Patos. Já 8,1% dos entrevistados responderam que estão indecisos ou não sabem em quem votar.
Nabor também lidera pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos e o eleitor responde em quem votaria para prefeito de Patos com o primeiro nome que vem à mente, Nabor Wanderley também está na dianteira.
O gestor é o candidato mais mencionado, com 60% das citações, contra 11,1% de Ramonilson, 1,8% do Professor Edileudo e 0,4% de Aline Leite.
Branco, nulo ou nenhum representam 6,2%, enquanto 20,5% disseram estar indecisos ou não sabem.
Ramonilson tem a maior rejeição
A pesquisa Opinião/Rede Mais também mediu o índice de rejeição entre os quatro candidatos a prefeito de Patos: 20,2% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no ex-juiz Ramonilson Alves.
A candidata da UP, Aline Leite, é a segunda mais rejeitada, com 14,2%. O prefeito Nabor Wanderley surge em terceiro lugar. Ele é rejeitado por 8,7% dos entrevistados.
A menor rejeição é do Professor Edileudo. Do total de eleitores consultados, 8% disseram que não votariam no petista de jeito nenhum.
Rejeitam todos são 3,6% dos eleitores e 45,3% não rejeitam nenhum dos concorrentes na disputa pela Prefeitura de Patos.
Dados técnicos da pesquisa
Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-08425/2024, a pesquisa foi realizada pela empresa Opinião Pesquisas Sociais nos últimos dias 11 e 12 de setembro e entrevistou 450 eleitores do município de Patos.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas com os eleitores da zona urbana foram realizadas nas localidades de Alto da Tubiba, Belo Horizonte, Bivar Olinto, Brasília, Centro, Geralda Medeiros, Geraldo Carvalho, Jardim Europa, Jardim Guanabara, Jardim Lacerda, Jardim Queiroz, Jatobá, José Mariz, Juá Doce, Liberdade, Maternidade, Monte Castelo, Morro, Mutirão, Noé Trajano, Novo Horizonte, Placas, Português, Salgadinho, Santa Clara, Santo Antônio, São Sebastião, Sete Casas, Vila Cavalcante, Vila Mariana, Vila Teimosa, Vitória, no Distrito Santa Gertrudes. Na zona rural, foram entrevistados eleitores das comunidades de Mucambo de Baixo e Mucambo de Cima.
MaisPB