Em mais uma ação intersetorial do Programa de Atenção Integral à Primeira Infância (PAI), com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, e de Educação, o programa Cidadania de Primeira chegou ao distrito Santa Gertrudes. A iniciativa, voltada à primeira infância, foi promovida pela Prefeitura de Patos em parceria com o Governo da Paraíba e o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Comitê Gestor da Primeira Infância.
Durante a ação, foram emitidos mais de 200 documentos de identificação, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF e Carteira de Trabalho, garantindo o acesso à documentação básica desde os primeiros anos de vida. Além das crianças, pais e responsáveis também puderam atualizar ou emitir seus documentos, fortalecendo o direito à cidadania de toda a família.
Para Thays Alexandre, mãe do Heitor e do Eric, o momento foi de alívio e gratidão por poder emitir a CIN dos filhos, garantindo mais praticidade no dia a dia.
Esse momento é um de grande importância, sou mãe de duas crianças, uma na escola e outra na creche, para a questão de uma documentação só, uma documentação única, a qual que vai facilitar a vida da mãe, em vez de estar saindo com uma certidão do nascimento que é grande, vou estar com um documento mais portátil, que vai ter outros documentos incluídos que vai facilitar a vida da mãe na sociedade, os serviços a qual eu vou necessitar.”
A coordenadora do Comitê Gestor da Primeira Infância do TJPB, juíza Dra. Joscileide Ferreira de Lira, destacou como essa identificação precoce representa uma mudança significativa.
Até pouco tempo, a identificação se dava próxima aos 18 anos. Acredito que muitos de nós só obteve a carteira de identidade já próximo do vestibular. Agora, fazemos uma busca ativa unindo o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Secretaria de Segurança do Estado e o município de Patos, creches, professores e demais profissionais que acompanham diariamente as crianças.
A secretária da SEMUDESH, Helena Wanderley, também esteve presente e reforçou a importância da emissão da CIN para a segurança das crianças.
A Carteira de Identificação Nacional, é também uma questão de segurança para as nossas crianças, no caso de serem sequestradas, de desaparecer, é uma forma de ser encontrada mais rápido. Então, além de garantir a Cidadania das Crianças, é também uma questão de segurança.”
A ação integra o Programa de Atenção Integral à Primeira Infância (PAI) e reforça o papel do município na promoção de políticas públicas efetivas e humanizadas para as crianças e suas famílias.
Secom Patos