José Miguel Mota Gomes, de 7 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (9) no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, no Sertão da Paraíba, com suspeita de infecção pelo vírus influenza H1N1. O menino, que morava no Sítio Mocambo de Baixo, na zona rural da cidade, apresentou sintomas gripais que evoluíram rapidamente para uma síndrome respiratória grave.
De acordo com familiares, José Miguel teve os primeiros sintomas na última terça-feira (6), quando ainda chegou a frequentar a escola. No fim do dia, começou a apresentar tosse e, na quarta-feira (7), foi levado a uma médica especialista, que recomendou a internação imediata no hospital infantil. O quadro clínico da criança piorou rapidamente e, mesmo após ser intubado na UTI, ele não resistiu.
A principal suspeita é de que o menino tenha sido vítima do vírus influenza H1N1. Amostras de sangue foram enviadas ao Laboratório Central da Paraíba (Lacen), que deve confirmar ou descartar o diagnóstico em até sete dias.
A morte do garoto causou grande comoção entre moradores das comunidades rurais do Mocambo e do Sítio Trincheiras. José Miguel era filho único do mototaxista José Gomes, conhecido como Galeguinho, e de Rosângela Mota.
A diretora do Hospital Infantil Noaldo Leite, Isabella Cristina, disse que tem crescido o número de crianças atendidas com sintomas gripais e quadros respiratórios graves. Ela alertou para a importância da vacinação, especialmente entre o público infantil.
Estamos observando muitas crianças com lacunas no cartão de vacinação. É essencial que os pais mantenham a imunização em dia”, afirmou.
O velório de José Miguel acontece na Central de Velórios PAF Master, no bairro Belo Horizonte. O sepultamento está previsto para as 17h desta sexta-feira (9), no Cemitério São Miguel, também no mesmo bairro.
Portal TV Sol com informações de Polêmica Patos