Padre Fabrício Timóteo que os sertanejos conhecem bem, pela sua atuação marcante na Diocese de Patos, agora vive uma nova fase do seu ministério. Pela primeira vez, ele falou publicamente sobre essa etapa durante entrevista ao Programa EITAAA, da TV Sol, onde falou sobre sua missão no Santuário Terra da Misericórdia, em Arcoverde, Pernambuco.
Eu continuo pertencendo à Diocese de Patos. Isso se chama encardinação. Mas, com autorização do Bispo Diocesano e amparado pelo Código de Direito Canônico, recebi uma licença para viver essa experiência de missão, de reflexão e de aprendizado em Pernambuco”, explicou.
O sacerdote já está em Arcoverde há alguns meses, atuando junto à comunidade do Santuário Terra da Misericórdia, uma obra que acaba de completar 25 anos de evangelização. Ao lado do fundador, Padre Adilson Simões, e de outros sacerdotes, ele participa das atividades pastorais, missionárias e de catequese.
Uma missão sabática
Segundo Padre Fabrício, sua licença segue o que estabelece o Cânon 271, parágrafo 2º do Código de Direito Canônico, que permite ao clero exercer missões fora da sua Diocese de origem, sempre com o devido acordo entre os bispos envolvidos.
É uma licença inicial de seis meses, revogável ou renovável conforme a necessidade pastoral e missionária. É um tempo que me permite crescer, amadurecer, reorientar algumas coisas na minha caminhada sacerdotal e viver novas experiências de evangelização”, afirmou durante a entrevista.
A missão em Arcoverde não significa rompimento, mas um envio temporário, com foco em seu desenvolvimento pessoal e pastoral.
Eu estou licenciado para a missão, mas não deixei de ser padre da Diocese de Patos. É um período sabático, uma missão especial”, completou.
A entrevista no Programa EITA foi a primeira oportunidade em que o sacerdote falou abertamente sobre essa nova etapa. Com serenidade, ele compartilhou um pouco dessa missão, mostrando que a fé continua guiando seus passos, agora também nas terras da Diocese de Pesqueira.
Portal TV Sol